eSports

eSports são um género de competição desportiva associada aos videojogos.

eSports ( expressão do inglês Electronic Sports) são um género de competição desportiva associada aos videojogos. A competição é mediada através da interação do jogador com o jogo associado e as diferentes regras do mesmo. Jogar passou a ser uma carreira válida entre os jogadores mais experientes e a industria cresceu para um negócio significativamente lucrativo que atrai investidores e patrocínios.

esports

Os eventos atuais contam com inúmeros adeptos.

Maioritariamente os eSports vivem de ligas disputadas online e grandes eventos competitivos organizados por empresas especializadas. Os géneros mais representativos são os jogos de estratégia em tempo real, jogos de luta, FPS e MOBA. O interesse dos jogadores parte da atividade lúdica não profissional que pode eventualmente atrair alguns jovens a dedicar grande parte do seu tempo a treinar e dominar todas as nuances da jogabilidade do seu jogo favorito e com isso procurar entrar em torneios oficiais. Consequentemente a sua profissionalização serve de inspiração a novos jogadores.

A ascensão aos grandes eventos

Embora as competições online e offline façam parte da cultura dos videojogos há vários anos o investimento em grande escala apenas começou na virada do século com especial crescimento a partir de 2010. Essa mesma proliferação de jogadores profissionais aumentou tanto o público adepto como o apoio das produtoras de videojogos e patrocinadores.

A primeira competição em grande escala foi organizada pela Atari em 1980 com o nome Space Invaders Championship atraindo mais de 10.000 participantes dos Estados Unidos da América. Durante as décadas seguintes as competições foram surgindo também em revistas populares como a Life e a Time. Canais de televisão também apostaram em programas temáticos como Starcade que teve 133 episódios entre 1982 e 1984, onde os jogadores tentavam bater recordes em máquinas arcade. Pela mesma altura jogadores começaram a ficar conhecidos como Billy Mitchell que ficou registado no livro do Guiness como recordista em jogos incluindo Pac-Man e Donkey Kong.

Nos anos de 1990 torneios como o Nintendo World Championship ou o Nintendo PowerFest foram marcando presença de forma esporádica numa vertente ainda muito familiar e direcionada para a promoção das marcas, sem grandes patrocínios externos ou jogadores profissionais.

Via profissional

A profissionalização de jogadores parte de uma necessidade muito especifica dentro da industria de entretenimento. Enquanto profissão a longo prazo as vertentes prendem-se no ensino para novos jogadores, comentadores em jogos oficiais, treinadores de equipa ou promotores de grande eventos. Grande parte dos jogadores acabam por não manter toda a sua vida profissional na área, seja por escolha pessoal ou por lesões comuns como tendinites, mas alguns jogadores conseguem sobreviver somente das competições durante vários anos. Jogadores como Zhihao Chen ou Tom Taylor conseguem não apenas vencer torneios mas também celebrar contratos publicitários com marcas geralmente associadas a este género de competição como acessórios de videojogos ou bebidas energéticas. Os altos patrocínios representam uma grande parte da receita para muitos dos jogadores de topo.

Torneios como The League of Legends World Championship ou Evolution Championship Series oferecem recompensas em forma de quantias monetárias bastante elevadas que podem chegar a mais de 10 milhões de dólares no total de prémios ultrapassando eventos desportivos como o Masters Golf Tournament ou o Tour de France. A competição The International organizada pela Valve em 2014 atribuiu a uma equipa de jogadores do jogo Dota 2 cerca de 5 milhões de dólares pelo primeiro lugar na competição. Para algumas pessoas os desportos eletrónicos são a sua principal fonte de rendimento durante vários anos.

A imagem dos jogadores é também um ponto a ter em conta visto que muitos se tornam ídolos de multidões e os fãs são em boa parte também eles aspirantes a profissionais. Os eSports são muito populares nas comunidades online e grande parte do publico assiste aos jogos através da internet o que também torna o espaço virtual um bom local para publicidade e contacto com os adeptos. Um dos maiores sites de streaming dedicados à transmissão de eSports é o Twitch, sendo de perto acompanhado pelo concorrente Azubu. Em ambos é possível assistir a competições em direto, seguir os canais oficiais dos jogadores e muitos outros programas relacionados.

703 Visualizações 1 Total
703 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.