O que é uma Zip Drive
A Zip Drive consiste num dispositivo de leitura de unidades de armazenamento de dados desenvolvido pela norte-americana Iomega Corporation. A Zip Drive foi apresentada pela primeira vez em 1994 e baseava-se no sistema Bernoulli Box desenvolvido em 1984 também pela Iomega. Este dispositivos eram muito versáteis e compatíveis com a maioria dos sistemas e oferecia configurações de 100 MB e de 250 MB. Na prática era um dispositivo compacto, muito semelhante a uma drive para disquetes mas utilizando dispositivos de armazenamento diferentes: os discos ZIP, também eles fabricados pela Iomega.
Mais tarde foi desenvolvida uma nova versão que gravava dispositivos com 750 MB de capacidade e foi melhorada a velocidade de transferência de dados e o tempo de busca, o que na altura representou uma verdadeira revolução no armazenamento removível.
Na altura em que foi lançado este novo dispositivo, as suas vantagens eram enormes pois permitia armazenar grandes quantidades de informação em comparação com as tradicionais disquetes (as quais não iam além de 1,44 MB), sendo muito utilizados em backups e como unidade de arranque do sistema operativo.
Apesar do seu sucesso inicial, as Zip Drives entraram em declínio acentuado a partir de 1998. Primeiro foram os problemas com avarias do dispositivo que levavam à perda integral de dados e que inclusivamente levou a alguns processos judiciais. Depois foi a gradual substituição pela tecnologia CD que, além da maior capacidade de armazenamento, apresentava um custo mais baixo e uma maior robustez, fazendo com que a tecnologia Zip Drive rapidamente se tornasse obsoleta.