WYSIWYG

WYSIWYG é aquilo que é apresentado no ecrã e o que se obtém quando se envia o documento para a impressora ou quando é lido por uma outra aplicação.

WYSIWYG é a sigla de What You See Is What You Get e que traduzido para português significa “o que vê no é o que obtém na realidade”, ou seja, aquilo que é apresentado no ecrã é o que se obtém na realidade quando se envia o documento para a impressora ou quando é lido por uma outra aplicação. Começou a ser muito utilizada em programas que a passaram a apresentar no ecrã uma imagem idêntica àquela que era impressa pela impressora.

O termo WYSIWYG foi inventado por um engenheiro chamado Larry Sinclair, que usou a frase para descrever a função de layout da página da máquina tipográfica de pré-impressão, em que o que o utilizador via no ecrã exatamente o que eles iriam receber. O termo foi popularizado.

O WYSIWYG é especialmente popular quando se trata de web-publishing. Ao trabalhar num programa com a funcionalidade WYSIWYG, um utilizador não tem que saber HTML, a fim de publicar um documento HTML. Em vez disso, ao usar um aplicativo, sente-se mais como um processador de texto do que uma aplicação de desenvolvimento. Qualquer aplicação de blogging moderno, por exemplo, tem uma interface WYSIWYG.

O WYSIWYG refere-se, também, ao software que representa com precisão a saída final na fase de desenvolvimento. Por exemplo, um programa de desktop publishing como o Photoshop é um programa gráfico de WYSIWYG porque pode exibir imagens no ecrã da mesma forma que aparecerá quando é impresso no papel. Os programas de processamento de texto como o Pages da Apple o Microsoft Word são dois editores WYSIWYG, porque eles incluem modos de layout de página que mostram com precisão como os documentos aparecerão quando são impressos.

Enquanto o WYSIWYG, originalmente, referia-se a programas que produziam uma saída física, o termo é agora, também, usado para descrever os aplicativos que produzem software de saída. Por exemplo, a maioria dos programas de desenvolvimento Web são chamados editores WYSIWYG, uma vez que mostram as páginas da Web de forma semelhante à que o desenvolvedor criou. Isto significa que o desenvolvedor pode mover texto e imagens em torno da página para fazer parecer exatamente como ele ou ela quer antes de publicar a página da Web. Quando a página é publicada, ela deve aparecer quase da mesmo forma tanto na Web como no programa de desenvolvimento Web. Claro que não há nenhuma garantia de que uma página Web terá a mesma aparência em dois navegadores diferentes, como o Internet Explorer e o Firefox. Mas, pelo menos, um editor WYSIWYG pode dar aos desenvolvedores uma aproximação do como a página publicada será.

Editores WISYWIG da década de 1980

Em 1980 foi a era da criação de editores WYSIWYG, para todos os efeitos práticos. Em 1981, o primeiro editor WYSIWYG amadurecido, o WordStar, um processador de texto da Micro Pro, chegou ao mercado. Isso foi seguido pelo editor WYSIWYG Stickybear pela Weekly Reader, uma revista de educação na sala de aula para crianças. O que se seguiu um ano mais tarde foram o LisaWrite e MacWrite da Apple, em 1983 e 1984 respectivamente. O primeiro foi direcionado para o Apple Lisa, o computador pessoal da Apple durante esses tempos. E o último foi voltado para o Apple Macintosh, que foi a próxima geração de computadores pessoais depois do Apple Lisa. Claramente, os editores WYSIWYG, juntamente com a GUI (interface gráfica do utilizador), fizeram incursões no mainstream.

Editores WISYWIG da década de 1990

Enquanto os editores WYSISYG já estavam firmemente no lugar na década de 1980 e início de 1990, foi no final de 1990 que eles começaram a mudar a vida dos desenvolvedores de páginas web baseadas em HTML. Um dos pioneiros foi a Microsoft, com o seu software de publicação web FrontPage. Quando o Microsoft Office FrontPage foi lançado como um pacote da versão do Microsoft Office 1997, foi a primeira vez na história da humanidade que um editor-and-publisher comercial WYSIWYG estava disponível para cada pessoa usar. Isto é, permitiu ás pessoas tecnicamente não esclarecidas a possibilidade de criar páginas web sem saber nada de HTML.

Essencialmente, os web designers não tinham mais a necessidade de ter um entendimento técnico de HTML para construir páginas web.

Editores WISYWIG dos anos 2000

No início dos anos 2000, enquanto a Microsoft mudou do FrontPage para o SharePoint, muitas outras empresas começaram a construir o seu próprio software HTML WYSIWYG para uso do consumidor. Há um grande número de reprodutores no mercado hoje, e um número imenso de software. Sendo os principais o Microsoft Front Page lançado em 21 de outubro de 2003 e o Adobe Dreamweaver lançado quase um ano depois, em 6 de Outubro de 2014.

Com estes editores de software WYSIWYG modernos, o utilizador não precisa escrever as tags. O utilizador digita o texto no formato que ele quer, e o editor gráfico inteligente irá traduzir isso e cercar com as tags HTML apropriadas. Alguns exemplos, de entre um grande número, estão o

XSitePro, MediaWiki, CKEditor e Froala. Com estes editores, o utilizador pode literalmente brincar com o seu site sem nenhum conhecimento da tecnologia HTML e fazer o design, embelezar, configurar e implementar o seu site em questão de poucos minutos e cliques fáceis.

730 Visualizações 1 Total
730 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.