www

WWW, que significa World Wide Web, designa o serviço mais conhecido na Internet e é uma rede de documentos multimédia interligados por links.

WWW, que significa World Wide Web, designa o serviço mais conhecido na Internet e é uma rede de documentos multimédia interligados por links, devendo ser usado um browser para a sua visualização.

É importante saber que o WWW não é um sinonimo para a Internet. A World Wide Web, ou apenas a Web, como as pessoas comuns chamam, é um subconjunto da Internet. A Web é composta de páginas que podem ser acedidas ao usar um navegador da Web. A Internet é a uma rede de redes de onde toda a informação reside. Alguns dos seus componentes como o Telnet, FTP, jogos da Internet, Internet Relay Chat (IRC), e e-mail são todos parte da Internet, mas não fazem parte da World Wide Web. O Hyper Text Transfer Protocol (HTTP) é o método usado para transferir páginas da Web para o computador do utilizador. Com o hipertexto, uma palavra ou frase pode conter um link para outro site. Todas as páginas da Web são escritas na linguagem HTML (hyper-text markup language), que funciona em conjunto com o HTTP.

A World Wide Web foi originalmente concebida em 1991 por Tim Berners-Lee, enquanto ele era um freelancer no CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire ou Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear).

No início, a Web era uma coleção de sites baseados em texto hospedados por organizações que eram suficientemente bem dotadas tecnicamente para configurar um servidor da Web e aprender HTML. O WWW foi concebido para tornar a informação facilmente disponível para os utilizadores e para permitir que um utilizador pudesse explorar as relações entre as diferentes páginas (ou seja, clicando para chegar a uma secção diferente de um site). Em 1990, com a ajuda de Robert Cailliau, Berners-Lee desenvolveu o esboço da Internet, que incluía um navegador e um servidor web.

Infelizmente, o mundo não estava preparado para as suas ideias. A web ainda era uma série de páginas de texto simples, difícil de navegar, e inacessível para a maioria das pessoas. Mas tudo isso mudou em 1993, com o lançamento do navegador Mosaic, o que permitiu aos utilizadores explorarem a multimédia online. Em 1993, também, houve a introdução dos primeiros motores de busca modernos. Embora os motores de busca iniciais sejam primitivos, principalmente manuais e principalmente indexados apenas a títulos e cabeçalhos. Em 1994, a WebCrawler começou a pesquisar a rede e a indexação de páginas inteiras de sites ativos. Esta tecnologia abriu a porta para os motores de busca mais potentes, e tornou possível pesquisar facilmente através de grandes quantidades de informação.

A Web tem continuado a evoluir desde o seu design original, e agora inclui média interativa (sociais) e conteúdo gerado pelo utilizador que requer pouca ou nenhuma habilidade técnica.

Web 2.0

O boom dos apropriadamente chamados de pontocom (.com) em 1999 viu muitas pessoas a deslocarem os seus negócios para a plataforma online, tais como jornais e entretenimento. Naqueles primeiros dias, os sites tradicionalmente criados e publicados com as suas próprias informações, que foram simplesmente vistos pelos visitantes do site, tiveram pouca ou nenhuma interação entre criadores e utilizadores. À medida que o www continuava a crescer, os utilizadores começaram a exigir mais interação dos locais que visitavam e o resultado, geralmente referido como Web 2.0, era uma Internet mais social.

A Web 2.0 é caracterizada por sites interativos, partilha social do conhecimento, conteúdo gerado pelo utilizador, de colaboração online, aplicações e multimédia, conexões móveis, e, é claro, de média social. É uma rede em que os proprietários do site e o seu público interage de forma contínua, a média dos utilizadores podem-se tornar no provedores de conteúdo, e os visitantes são capazes de criar, uma experiência única e pessoal da Internet.

Web Móvel

Com milhões de smartphones a serem vendidos cada ano, a Internet rapidamente adaptou-se para os utilizadores móveis.

Inicialmente a maioria dos sites conseguiam isso através da criação de um site totalmente separado para a sua audiência móvel. Esses sites usavam menos gráficos e um layout de texto simplificado para melhorar a velocidade de transmissão e a sua legibilidade. No entanto, o uso móvel continuou a crescer, os dispositivos móveis tornaram-se mais poderosos e as redes móveis mais rápidas. O website móvel tornou-se capaz de reproduzir a mesma experiência multimédia, como os sites tradicionais. Os smartphones e tablets tornaram-se a tecnologia móvel dominante, em que muitos sites também começaram a oferecer funcionalidades e conteúdos semelhantes através de aplicativos móveis, o que lhes permitiu tirar proveito dos recursos específicos para dispositivos móveis e conectarem-se aos utilizadores com notificações em tempo real. Como a maioria da navegação na web agora a ser feita em dispositivos móveis, é raro encontrar um site que não seja compatível com o móvel.

615 Visualizações 1 Total
615 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.