Wizard

O termo wizard designa um utilitário interativo que, numa determinada aplicação, ajuda e que orienta o utilizador em cada etapa de uma determinada tarefa.

O termo wizard ou assistente designa um utilitário interativo que, numa determinada aplicação, ajuda  e que orienta o utilizador em cada etapa de uma determinada tarefa, como por exemplo iniciar um documento num processador de texto no formato correto de uma carta comercial.

Quando as pessoas pensam num wizard (feiticeiro), elas pensam num homem velho com poderes mágicos. A definição de wizard, como acontece com muitas outras definições de computador, não têm correlação com o termo técnico. Na terminologia de computador, um wizard é uma parte de um programa que orienta certos passos. Por exemplo, um wizard no Microsoft Word iria ajudar o utilizador a criar e a formatar um novo documento de acordo com as suas necessidades. Isso é útil ao criar um currículo, um esboço, uma fatura, etc. Alguns outros exemplos de wizards são o wizard Finale 2000, que ajuda a criar uma nova composição musical com os instrumentos desejados, e o wizard do PowerPoint, que ajuda o utilizador a configurar uma apresentação ao usar um determinado tema. Basicamente, um wizard atua como um guia para a criação de um novo documento num programa de software. Embora os wizards possam ser úteis, por vezes, eles podem ser mais um aborrecimento do que uma ajuda para os utilizadores experientes. Alguns utilizadores preferem simplesmente criar um novo documento a partir do zero, sem usar um assistente. Isso ocorre porque os wizards geralmente não oferecem o máximo de personalização como um utilizador experiente pode querer. Finalmente, é preciso não confundir um wizard com um template. Um template ou modelo é um documento pré-formatado que já foi criado, enquanto um assistente é um guia passo a passo que ajuda a criar o seu próprio documento.

O wizard pode ser usado nas seguintes situações:

1. Um wizard é um utilitário de computador concebido para simplificar a execução de tarefas longas ou complicadas. Numa interface gráfica do utilizador (GUI), um assistente consiste numa sequência de menus, através do qual o utilizador navega para atingir um objetivo específico, como a cópia de ficheiros e pastas de um disco rígido para um CD R ou CD RW .

2. Em aplicações de computador e Internet, o termo wizard é por vezes usado em referência a um hacker humano ou um utilizador experiente. Os assistentes são muitas vezes especialistas. Uma pessoa que é um wizard num único campo, como a programação Unix pode não ter o mesmo conhecimento noutras áreas, como a engenharia de hardware.

3. No uso geral, um wizard é uma pessoa que tem um conhecimento excepcional ou um conhecimento num determinado campo que ele ou ela parece possuir uma capacidade quase sobrenatural.

1263 Visualizações 1 Total
1263 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.