Whois

O termo whois designa um banco de dados de informações sobre domínios, redes, hosts e pessoas, fornecendo um serviço de directório de utilizadores da Internet.

O termo whois designa um banco de dados de informações sobre domínios, redes, hosts e pessoas, fornecendo um serviço de directório de utilizadores da Internet. Este é um serviço de Internet que encontra informações sobre um nome de domínio ou endereço de IP. Se o utilizador inserir um nome de domínio num motor de busca WHOIS, ele vai pesquisar uma enorme base de dados de domínios e informações. O serviço Whois é um serviço de Internet gratuito que permite que um utilizador possa ver a disponibilidade de um nome de domínio específico e, no caso de ele já estar registado, pode ver a entidade ou pessoa a quem tenha sido atribuido esse domínio. Para ver o serviço WHOIS em ação, entre nos sites Allwhois.com ou BetterWhois.com.

O termo whois

O Whois foi concebido em 1982 como um anexo para o protocolo Nickname que foi desenvolvido pela ARPANET.

Como a Internet cresceu, o WHOIS começou a servir as necessidades das diferentes partes interessadas, tais como propriedade intelectual e proprietários de marcas, empresas e utilizadores individuais. Mas o protocolo permanece fundamentalmente com base nos padrões IETF originais.

Algumas políticas WHOIS incluem:

  • WHOIS Data Reminder Policy (2003): pelo menos uma vez por ano, os registadores devem enviar um e-mail a todos os inscritos e lembrá-los de rever e atualizar os seus dados WHOIS. Por exemplo, no caso de um novo número de telefone ou um endereço comercial modificado.
  • The Restored Name Accuracy Policy (2004): Se um nome de domínio é excluído porque continha dados de contato incorretos, ou não houve resposta aos pedidos de informação, o nome deve permanecer em espera até que o registando forneca os dados WHOIS atualizados e precisos.
  • WHOIS Marketing Restriction Policy (2004): Esta política cria duas alterações no Contrato de Desenvolvimento de Registadores. Os registadores devem solicitar a terceiros para concordarem em não usar os dados WHOIS para permitir, autorizar, ou não apoiar quaisquer atividades de marketing, e não para vender ou redistribuir os dados WHOIS, com algumas exceções.

A evolução do ecossistema da Internet criou desafios para o WHOIS em cada área: precisão, acesso, conformidade, privacidade, abuso e fraude, custo e policiamento. Surgiram questões sobre o design fundamental do WHOIS, que muitos acreditam que é insuficiente para satisfazer as necessidades da Internet de hoje, muito menos a Internet do futuro. As preocupações sobre a obsolescência do WHOIS são igualadas por preocupações sobre os custos envolvidos na mudança ou substituição do WHOIS.

O WHOIS enfrenta esses desafios porque o seu uso expandiu-se para além do que foi previsto quando o seu protocolo de fundação foi projetado. Muitas mais partes interessadas fazem uso dele de forma legítima, não prevista pelos seus criadores.

O serviço Whois é, então, usado principalmente para identificar e procurar um nome de domínio específico. O Whois também suporta a pesquisa de endereços de IP e sistemas de Intranet. Para uma pesquisa de um domínio registado, o Whois fornece informações administrativas, como informações do indivíduo ou organização que controla o domínio. As versões anteriores do Whois prestavam serviços para fornecerem resultados de pesquisa com base nos últimos nomes de pessoas. Essa pesquisa baseada em palavras chave e na pesquisa de domínios com base no nome do administrador. Esses serviços foram interrompidos por serem um uso antiético.
O Whois tem sido criticado por promover a falta de privacidade dos domínios. No entanto, alguns registadores de domínios oferecem inscrições privadas, em que as informações do registador são exibidas em vez de o indivíduo ou empresa que registou o domínio.

Requisitos WHOIS

Qualquer um que deseje registar um nome de domínio, deve fornecer um contato e informações técnicas para exibição na base de dados WHOIS. Os registos têm de satisfazer as obrigações WHOIS. Existem dois modelos comuns que são muitas vezes caracterizados como registos WHOIS thin (fino) e thick (grosso). Um registo fino inclui apenas dados suficientes para identificar o registador. O status das datas de inscrição, de criação e de expiração para cada registo de dados do servidor é atualizado no seu armazenamento de dados WHOIS. Os registos grossos mantêm as informações de contato do registando e designada as informações de contato administrativo e técnico.

Além disso, os registantes são obrigados a fornecer atualizações em tempo real (no prazo de sete dias) para dados WHOIS para um nome de domínio registado.

490 Visualizações 1 Total
490 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.