W3C (World Wide Web Consortium)

A sigla W3C (World Wide Web Consortium) designa um consórcio de empresas que ratifica e estabelece padrões para a Internet.

A sigla W3C (World Wide Web Consortium) designa um consórcio de empresas que ratifica e estabelece padrões para a comunicação, formatação e programação de páginas, aplicativos e navegadores para a Internet.

O W3C é uma comunidade internacional que inclui uma equipa em tempo integral, especialistas do setor e vários membros de organizações. Esses grupos trabalham em conjunto para desenvolver padrões para a World Wide Web .

A missão do W3C é conduzir a Web ao seu potencial máximo, e desenvolver protocolos e diretrizes relevantes. Isto é conseguido principalmente pela criação e publicação de padrões Web. Ao adotar os padrões da Web criados pelo W3C, os fabricantes de hardware e os desenvolvedores de software podem garantir que os seus equipamentos e programas de trabalho tenham as tecnologias mais recentes da Web. Por exemplo, a maioria dos navegadores da Web incorporam vários padrões W3C, o que lhes permite interpretar as últimas versões de HTML e código CSS. Quando os navegadores estão em conformidade com os padrões W3C, ele também ajuda que as páginas Web surjam de forma consistente em diferentes navegadores.

Além dos padrões HTML e CSS, o W3C também fornece padrões para os gráficos da Web (como imagens PNG), bem como de áudio e vídeo na web. A organização também desenvolve padrões para aplicações Web, Web scripting , e conteúdo dinâmico. Além disso, o W3C fornece diretrizes de privacidade e segurança que os sites devem seguir.

O World Wide Web Consortium tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento da Web desde que foi fundada em 1994. Como as tecnologias da Web continuam a evoluir, o W3C continua a publicar novas normas. Por exemplo, muitas das tecnologias incluídas nos sites Web 2.0 são baseados em padrões desenvolvidos pelo W3C.

Em 1994, o W3C foi formalmente criado com o apoio do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (INRIA) na Europa, DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency ou Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa), e da Comissão Europeia, com um mandato para supervisionar o desenvolvimento de protocolos comuns da web e promover a interoperabilidade da web.

Os escritórios W3C foram estabelecidos no Laboratório de Ciência da Computação do MIT, em Outubro de 1994, no INRIA em Março de 1995, e, em seguida, no Campus da Universidade Keio Shonan Fujisawa no Japão em Agosto de 1996. Uma das primeiras coisas que Tim Berners-Lee (criador da web) fez quando ele chegou ao MIT, foi mover o primeiro servidor web do mundo, info.cern.ch, para um novo lar na http://www.w3.org/.

O primeiro diretor do W3C é o desenvolvedor da web, Tim Berners-Lee e o seu primeiro presidente é Jean-François Abramatic.

O W3C publicou uma implementação de código de exemplo para promover cada um dos seus padrões. Todos os produtos do W3C estão disponíveis durante o desenvolvimento para os membros do W3C e, em seguida, são disponibilizados ao público em geral um mês após a publicação.

Qualquer indústria ou membro da equipa pode levantar uma questão para apreciação. A equipa do W3C, então, monta um pacote de instruções que descreve o problema, a sua importância, a sua relevância para o mercado, questões técnicas, próximos passos, e quanto custaria. Os membros avaliam e comentam sobre o pacote, e se houver consenso suficiente, uma atividade é gerada para resolver a questão.

Quando o W3C foi formado, a taxa para a plena adesão foi definida em 50 mil dólares por ano. As sociedades associadas estavam disponíveis por 5 mil dólares para organizações sem fins lucrativos, governos ou empresas com menos de 50 milhões de dólares em receitas. O Netscape entrou como membro de pleno direito, por princípio, embora seja qualificado como membro associado desde que era uma nova empresa, sem quaisquer receitas.

A associação é aberta a qualquer organização, mas não a indivíduos. No entanto, os indivíduos podem-se inscrever para o W3C World Wide Web Journal.

598 Visualizações 1 Total
598 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.