Ao contrário dos formatos mais conhecidos de imagem como JPEG, GIF, PNG ou BMP, os gráficos de vetores não são feitos a partir de uma grelha de pixeis. São antes linhas, ou caminhos, definidos por um ponto de inicio e fim, com vários pontos, curvas e ângulos inversos ao longo do seu comprimento. Os caminhos podem compor várias formas como quadrados, triângulos ou círculos. São usados para criar todo o tipo de diagramas ou até mesmo definir características de um desenho.
Como as imagens baseadas em vetores não são compostas por um numero finito de pontos, podem ser aumentadas para grandes dimensões sem perder qualidade de imagem. Isto torna os vetores especialmente indicados para a produção de logótipos onde podem ser usados em formato pequeno para cartões de visita e ao mesmo tempo para painéis publicitários em maior escala. Software de edição de imagem e animação como Adobe Illustrator e Adobe Animate utilizam gráficos de vetores.
Quando uma imagem em bitmap é utilizada, perde-se informação ou é alterada e recalculada pelo computador o que altera a imagem. O resultado é um efeito de esbatimento e perda de detalhe. Aumentar uma imagem em JPG além da sua resolução original faz com que perca qualidade. Já as imagens de vetores mantém a sua qualidade e além disso podem ser editadas no todo ou em parte sem afetar outras zonas da imagem.