TIFF

TIFF é a sigla inglesa de Tagged Image File Format e designa um formato matricial vulgarmente utilizado para representar imagens digitais.

TIFF é a sigla inglesa de Tagged Image File Format e designa um formato matricial vulgarmente utilizado para representar imagens digitais.

O TIFF é um formato de ficheiro gráfico criado na década de 1980 para ser o formato de imagem padrão em várias plataformas de computador. O formato TIFF pode suportar profundidades de cor que variam de 1 bit para 24 bits. A característica extensível deste formato permite o armazenamento de múltiplas imagens bitmap com diferentes profundidades de pixel, o que torna vantajoso para as necessidades de armazenamento de imagem. Desde que o padrão TIFF original foi lançado, as pessoas têm vindo a fazer, muitas, pequenas melhorias para o formato, então, agora existem cerca de 50 variações do formato TIFF. No entanto, o JPEG tornou-se o formato universal mais popular, devido ao seu tamanho pequeno de ficheiro e compatibilidade com a Internet.

Embora o formato TIFF não use muita compressão em comparação com outros formatos de ficheiros de imagem, ele suporta diferentes tipos de compressão de dados. No caso de imagens fotográficas, o TIFF faz uso do método de compressão sem perdas LZW (Lempel-Ziv-Welch). Os ficheiros TIFF podem ser compactados ou não, mas são significativamente maiores do que os JPEGs e, portanto, consomem mais espaço. No entanto, este formato tem algumas vantagens sobre o formato JPEG, como a capacidade de armazenar várias imagens em camadas num único ficheiro TIFF e usar uma profundidade de 8 bits por canal ou 16 bits por canal. Mais uma vez, a troca livre é possível entre plataformas de computador e aplicativos que usam TIFF.
Um ficheiro TIFF usa a extensão de ficheiro .tif ou .tiff. O TIFF também é conhecido pela sua flexibilidade e tem mais recursos e capacidades do que outros formatos de ficheiro de imagem. Um ficheiro TIFF é organizado com um cabeçalho de ficheiro de imagem, um diretório de ficheiros de imagem e um bitmap de dados, com os dois anteriores a serem considerados obrigatórios.
O TIFF é largamente utilizado em aplicações de imagem e 3D, e imagens médicas. A maioria do software ou aplicativos de edição de imagem são capazes de trabalhar com ficheiros TIFF.
O TIFF, no entanto, tem algumas desvantagens. Uma delas é a falta de um mecanismo para especificar as relações de multi-camada entre diferentes páginas TIFF. Além disso, em alguns aspectos, ele não tem um suporte padrão para recursos avançados de imagem. Outra grande desvantagem reside na limitação de tamanho. Como o formato faz uso de offsets de 32 bits, o tamanho do arquivo é limitado a 4 gigabytes.

A história do Tagged Image File Format

O formato TIFF foi desenvolvido como um formato de ficheiro de imagem universal pela Aldus (fabricantes do PageMaker) em 1987. As especificações mais recentes, TIFF 6, foram lançadas em 1992. Desde então, a Aldus foi comprada pela Adobe que agora detém os direitos de autor. Eles não divulgaram quaisquer novas versões do TIFF que não é necessariamente uma coisa má, já que as normas que duram muito tempo têm um suporte melhor.

Como editar os ficheiros TIFF

Todos os aplicativos de edição de imagem profissional no mercado são capazes de abrir ficheiros TIFF, em especial, o Adobe Photoshop.

Como converter os ficheiros TIFF

Existem muitos conversores que pode converter um ficheiro TIFF para um JPEG, PNG, EPS, PDF ou outro formato de ficheiro.

  • O GraphicConverter, uma ferramenta shareware para a Macintosh pode importar cerca de 200 tipos de ficheiros e exportar 80.
  • Para conversões de ficheiros ocasionais o utilizador pode usar o Photoshop.
  • Para converter uma série de ficheiros TIFF para um PDF o utilizador pode usar o Adobe Acrobat Professional.

Espaços de cor

As imagens TIFF podem conter mais ou menos qualquer coisa:

  • Line-art (preto e branco puro)
  • Tons de cinza
  • RGB
  • YCbCr
  • CMYK
  • CIELab

Para as imagens de tons de cinza, RGB e CMYK, os 8 bits (256 níveis) são utilizados por canal, mas isso não é uma limitação do formato do ficheiro TIFF. As especificações do ficheiro também permitem canais de 16 bits. Embora esse recurso também seja suportado por versões recentes do Photoshop, muitos aplicativos e drivers de layout ainda não podem suportar esses tipos de dados.

Compressão

O TIFF suporta um grande número de algoritmos de compressão. Os algoritmos sem perdas que podem ser utilizados são:

  • PackBits
  • LZW, popular em tons de cinza ou imagens coloridas (embora não seja muito eficiente para imagens CMYK)
  • Grupo Fax 3 e 4 CCITT, usado principalmente para imagens Line-art

Oficialmente o TIFF também suporta a compressão JPEG com perdas.

Quem usa o TIFF?

As organizações numa ampla variedade de indústrias usam o formato de ficheiro TIFF nas suas operações diárias.

  • Devido à sua alta qualidade, o TIFF é um formato preferido para aqueles que estão na indústria da publicação.
  • Indústrias com a necessidade de armazenar documentos substanciais de clientes como a profissão médica.
  • Empresas à procura de uma alternativa mais segura para documentos em formato PDF.
  • As empresas cujas operações diárias requerem uma grande quantidade de transmissões de fax.

1201 Visualizações 1 Total
1201 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.