Conceito de Structured Query Language (SQL)
O SQL, sigla inglesa de Structured Query Language, é a linguagem standard de acesso às bases de dados e inicialmente desenhada para acesso de Sistemas de Gestão de Bases de Dados. A primeira linguagem SQL foi e SEQUEL, desenvolvida em 1970 pela IBM para aceder às bases de dados relacionais dos seus mainframes. O SQL pode ser descrito como uma sub-linguagem pois não possui funcionalidades como o manuseamento de ecrãs ou de input e output para o utilizador. De facto, o principal objectivo do SQL é o de providenciar um método de acesso às bases de dados de forma interactiva através de consultas (query’s) à base de dados.
Desde que surgiram na década de 1970, as linguagens SQL têm sido alvo de diversas revisões. No final dos anos de 1980, foi efectuada uma primeira tentativa, pela entidade de normalização norte-americana ANSI (American Nacional Standards Institute), de estandardização das linguagens SQL, acção esta que teve como consequência o nascimento das especificações ANSI-86 SQL e posteriormente o ANSI-89 SQL. Em 1992 foi efectuada nova revisão e introduzido um aperfeiçoamento designado SQL2 (ou SQL92). Alguns anos mais tarde, como consequência da evolução dos modelos de bases de dados, surge o SQL3 que incorpora mecanismos orientados a objectos.
A linguagem SQL pode ser dividida em três sub-linguagens: as DDL (Data Definition Language) que efectuam a definição das variáveis, as DML (Data Manipulation Language) que efectuam a manipulação de dados com comandos específicos e as DCL (Data Control Language) que estabelecem o controlo de acessos às bases de dados e à sua manipulação.