Streaming é um processo de transmissão de dados que garante uma continuidade regular e consistente. A tecnologia de Streaming está a tornar-se muito importante devido ao crescimento da Internet e também porque muitos utilizadores não têm um acesso tão rápido para fazer download de ficheiros multimédia de maior dimensão. Com recurso ao Streaming o dados começam a ser transmitidos à medida que a transferência decorre num processo continuado de envio e receção de informação vídeo e áudio.
O Stream é feito através de aplicações dedicadas que permitem receber e enviar dados ao mesmo tempo que os converte em som e imagem. Significa que se a informação for enviada mais depressa do que necessário o excesso de dados fica gravado num Buffer até que seja processada. Se por outro lado a informação demorar a chegar a apresentação visual não será estável.
O transmissor precisa de um programa que conecte à internet e faça o envio dos dados diretamente para uma ligação online. O recetor precisa de um leitor de áudio e vídeo que converte e envia a informação já descodificada. Existem websites dedicados a Streaming que incluem o leitor diretamente na página web e estão disponíveis para visitantes e utilizadores registados como é caso do Twitch e mais recentemente a plataforma de streaming do Youtube. Esta transmissão ao vivo permite que os visualizadores comuniquem entre si em direto através de uma janela de conversa escrita.
Na transmissão ao vivo o sinal de áudio e vídeo é convertido em sinal digital e transmitido através de um servidor preparado para enviar a informação em direto a vários utilizadores ao mesmo tempo. Assim o vídeo e áudio são reproduzidos de forma imediata ao invés de serem armazenados primeiro no disco rígido do utilizador.
Assim o streaming permite que os utilizadores tirem vantagem de uma transmissão interativa, permite ao utilizador monitorizas a transmissão garantido aquilo que o público vê e durante quanto tempo, garante alguma estabilidade pois apenas parte do ficheiro é transferido enquanto é visualizado em simultâneo e protege o conteúdo transmitido porque o vídeo não fica guardado no computador do espetador, sendo descartado após a visualização.