STP (Shielded Twisted-Pair)

O termo STP (Shielded Twisted-Pair) designa um cabo isolado com fios que são ligados uns aos outros com um número mínimo de voltas por centímetro.

O termo STP (sigla da expressão inglesa Shielded Twisted-Pair) designa um cabo isolado com fios que são ligados uns aos outros com um número mínimo de voltas por centímetro. As voltas reduzem a interferência de sinal entre os fios e, quanto mais voltas por centímetro, maior a redução na interferência (diafonia).

O cabo Shielded twisted pair foi originalmente concebido pela IBM para as redes Token Ring que incluem dois fios individuais cobertos com uma blindagem de folha, o que impede a interferência eletromagnética, e transporta, assim, os dados mais rapidamente.
O STP é semelhante ao cabo de par trançado (UTP ou Unshielded twisted pair). No entanto, ele contém um embrulho de folha ou revestimento de cobre trançado extra para ajudar a proteger os sinais de cabo de interferências. Os cabos STP são mais caros quando comparados com os UTP, mas têm a vantagem de serem capazes de suportar maiores taxas de transmissão através de distâncias mais longas. A cobertura adicional no cabo STP impede que a interferência eletromagnética saia ou entre para o cabo.

Para reduzir a interferência ou indução eletromagnética entre os pares de fios, os dois fios de cobre isolados são torcidos em torno de si. Cada sinal de par trançado requer ambos os fios. Uma vez que alguns aparelhos de telefone ou desktops requererem múltiplas conexões, o par trançado é por vezes instalado em dois ou mais pares, tudo dentro de um único cabo. O par trançado blindado é frequentemente usado em instalações comerciais. O tipo mais comum de fio que é instalado é o par trançado.

O par trançado é agora frequentemente instalado com dois pares para a casa, com um par extra, e torna possível para o utilizador adicionar uma outra linha (talvez para uso de um modem) quando ele precisar dele.

O par trançado vem com diferentes usos, tais como analógico, digital e de Ethernet que requerem diferentes múltiplos pares.

Os cabos STP são frequentemente utilizados em redes Ethernet, particularmente para taxa de dados Ethernet mais rápidas. A eficácia da cobertura adicional varia de acordo com a substância utilizada para a blindagem, tais como:

  • Frequência
  • Espessura
  • Tipo de campo de ruído eletromagnético
  • Distância do escudo para a fonte de ruído
  • Descontinuidade do escudo

Apesar do par trançado ser muitas vezes associado ao uso numa casa, um grau superior de par trançado é muitas vezes usado para a fiação horizontal em instalações de rede local, porque é menos caro do que o cabo coaxial.

O fio que o utilizador compra numa loja local de informática para extensões do seu telefone ou para o modem de um computador e coloca numa tomada de parede não é de par trançado. É um fio de lado a lado conhecido como silver satin.

Algumas cablagens STP fazem uso de uma malha de blindagem de cobre que faz com que o cabo seja mais espesso, mais pesado, e, por sua vez muito mais difícil para a instalação em comparação com os cabos UTP.

Os outros cabos STP habituais, muitas vezes chamado de folha de cabos de par trançado ou cabos de par trançado blindado, fazem uso de apenas um escudo mais fino. Esses cabos são finos e mais acessíveis em relação ao cabo trançado STP. Mas eles são muito difíceis de instalar.

1266 Visualizações 1 Total
1266 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.