SONET (Synchronous Optical Network)

O termo SONET (sigla da expressão inglesa Synchronous Optical Network) designa uma tecnologia de fibra óptica que transmite dados a velocidades superiores a um gigabit por segundo.

O termo SONET (sigla da expressão inglesa Synchronous Optical Network) designa uma tecnologia de fibra óptica que transmite dados a velocidades superiores a um gigabit por segundo. As redes baseadas nesta tecnologia são capazes de transferir voz, dados e vídeo. SONET é um padrão para transporte óptico formulado pela ECSA (Exchange Carriers Standards Association) para a ANSI.

A norma SONET é uma camada de rede física e é usada para transportar uma grande quantidade de dados a longas distâncias numa ampla variedade de protocolos de rede de alto nível à taxa de 2,488 Gbps. O Synchronous denota a dependência da rede num relógio para certificar-se que todos os anfitriões são executados ao mesmo ritmo para reduzir as colisões de rede e criar uma rede mais eficaz.

História

O SONET é derivado da tecnologia antiga de empresa de telecomunicações. Após a quebra do monopólio da AT & T em 1984, muitas operadoras locais, cada uma com os seus próprios sistemas, foram forçadas a terem uma interface com várias operadoras de longa distância. Isso apresentou um desafio a partir do qual o padrão SONET nasceu. O SONET foi acompanhado por padrões CCIT, Computing, Communications, and Information Technologies, (G.707, G.708, G.709) em 1989.

Metas do design SONET:

a) Permitir que operadoras diferentes possam interagir através da definição de um padrão de sinalização em relação ao comprimento de onda, sincronismo, enquadramento e outros detalhes.

b) Elaborar um método para a unificação dos sistemas digitais europeu, dos EUA e japoneses. Todos os sistemas foram baseados em canais com uma modulação por código de pulso (PCM) de 64 kilobits por segundo, que não eram compatíveis.

c) O suporte de um método de múltiplos canais digitais. Parte do objetivo SONET era estender os portadores comuns para velocidades gigabit, o que criou uma necessidade para a multiplexação de canais mais lentos num SONET através do método padrão.

d) Fornecer uma estrutura de apoio bem definido para operações, administração e manutenção (OAM), que nesse momento não era comum.

Métodos do SONET

O SONET é um sistema tradicional TDM (Timedivision multiplexing) que dedica toda a largura de banda da fibra para um único canal, o qual é dividido em intervalos de tempo. Para utilizar este método é necessário um relógio principal. Como tal, os bits são enviados, a intervalos precisos ou não existem dados a serem enviados.

Componentes SONET

Os anéis SONET são compostos por switches, multiplexadores e repetidores, que são conectados por cabos de fibra. O SONET é, muitas vezes, implantado numa topologia em anel duplo. O SONET tem uma característica de auto-cura e de reencaminhamento automático de dados em caso de falha.

Framing

Os Frames SONET são de 810 bytes de comprimento e enviados a cada 125 m / seg. Isto proporciona 8000 frames por segundo, o que está ligada à taxa de canais PCM, que baseia-se no teorema Nyquist. O frame fornece 6264 bits para os dados do utilizador num espaço chamado de Synchronous Payload Envelope (SPE).

Composição do Canal

A composição de muitos canais pequenos chamados de afluentes são um aspecto importante do SONET. Os pequenos canais, tais como o T1 ou T3 são convertidos em canais STS-1, a taxa básica SONET (51,84 Mbps). Três canais STS-1 podem ser multiplexados para um STS-3 (155,52 Mbps). Três canais STS-3 podem ser multiplexados num STS-12 e fornecem taxas de dados em torno de 622,08 Mbps. Os canais equivalentes ópticos dos STS também têm nomes para complicar as coisas, mas seguem um sistema: STS-1 = OC-1, STS-3 = OC-3, STS-12 = OC-12, etc. A multiplexação é feita byte por byte. Quando três canais STS-1 são multiplexados, um byte de canal 1 é modulado, seguido por um byte de canal 2, seguido por um byte de canal 3 e, em seguida, de volta para um. Os nomes CCIT são diferentes daqueles fornecidos aqui, este é apenas um problema quando se lida com operadoras estrangeiras.

Linhas Concatenadas

Por convenção qualquer linha OC transporta dados a partir de uma única fonte, não multiplexada, e é dado o sufixo C. Uma linha OC-3 que transporta dados a partir de uma única fonte seria denotada OC-3c.

Camada Física

A camada física SONET é sub-dividida em quatro sub-camadas, a menor das quais é a subcamada fotónica. A subcamada fotónica é onde as propriedades da luz e da fibra são especificadas. As outras três subcamadas estão preocupadas com o enquadramento e transporte em seções, linhas e caminhos.

788 Visualizações 1 Total
788 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.