Serial Port (ou Porta de Série)

O termo Serial Port designa uma porta do computador que transmite e recebe dados assíncronos podendo ser utilizada por periféricos como o rato, impressoras e modems.

O termo Serial Port designa uma porta do computador que transmite e recebe dados assíncronos podendo ser utilizada por periféricos como o rato, impressoras e modems. As diferentes portas de série do computador são denominadas COM1, COM2, COM3 e COM4. Numa porta deste tipo, os bytes são enviados em fila, um atrás do outro.

A serial port é um tipo de conexão em PCs que é usada para periféricos como ratos, comandos de jogos, modems e impressoras mais antigas. É chamada às vezes de porta COM ou de porta RS-232, que é o seu nome técnico. Há dois tipos de serial ports, o DB9 e o DB25. O DB9 é uma conexão de 9 pinos, e o DB25 é uma conexão de 25 pinos.

Uma serial port só pode transmitir um bit de dados de cada vez, enquanto que uma porta paralela pode transmitir muitos bits de uma vez. A serial port é, normalmente, a porta mais lenta que o utilizador vai encontrar num PC. Uma serial port é uma interface que permite que um PC possa transmitir ou receber dados de um bit de cada vez. É um dos mais antigos tipos de interfaces, e ao mesmo tempo, era comummente usado para conectar impressoras e modems externos a um PC. As serial ports modernas são utilizadas em instrumentos científicos, como por exemplo, em caixas registadoras e em sistemas de máquinas industriais.

Normalmente, uma serial port é uma porta masculina, enquanto uma porta paralela é uma porta feminina. As configurações dos recursos do sistema são escolhidas para cada porta e são identificadas por COM1, COM2, COM3, COM4, e assim a diante. Cada posição COM representa uma entrada / saída (I / O ou E/ S) e um endereço de pedido de interrupção (IRQ). Os endereços E / S transferem e recebem dados de, e para, um dispositivo periférico, como um rato ou teclado.
O padrão RS-232 da serial port é usado para a transmissão de comunicação serial entre os dispositivos, que são geralmente chamados de equipamentos de comunicação de dados (DCE) e equipamento terminal de dados (DTE). Originalmente, o padrão utilizado foi o de 25 pinos, mas, como muitos dos pinos foram inutilizados, o conector menor de 9 pinos tornou-se popular.
Era necessária uma velocidade mais alta para a comunicação serial, tais como, unidades de armazenamento de dados externos. Em 1998, a Universal Serial Bus (USB) e a FireWire introduziram as interfaces mais rápidas. Esta nova tecnologia pode transferir dados a taxas elevadas no mesmo barramento.

Em Linux, os dispositivos de serial port são geralmente designados por / dev / ttyS *, onde o asterisco representa um inteiro começado por zero.

A tendência para os barramentos externos eram para empregar uma arquitetura serial. Um barramento (bus) é um subsistema que transfere dados e / ou energia entre os componentes do computador dentro de um computador ou entre computadores.

Os barramentos paralelos, que são usados por SCSI (Small Computer System Interface) e portas ATA (Advanced Technology Attachment), têm 16 ou mais fios paralelos que são usados para enviar os bits simultaneamente. Eles são muito mais rápidos do que barramentos seriais para velocidades de clock idênticos. No entanto, é consideravelmente mais fácil aumentar a velocidade do relógio para uma ligação em série do que para uma ligação em paralelo, em grande parte porque os sinais paralelos tendem a interferir uns com os outros em altas velocidades de relógio.

A taxa de velocidade de relógio é a taxa fundamental em ciclos por segundo, medida em Hertz, em que um computador executa as suas operações mais básicas, como a adição de dois números ou a transferência de um valor de um registo do CPU para outro. Um registo é uma quantidade muito pequena de memória muito rápida que está embutido no processador, para acelerar as suas operações, e fornece um acesso rápido aos valores comummente usados.

A maioria dos computadores mais recentes têm substituído as serial ports pelas portas USB que são muito mais rápidas e mais compatíveis.

Informações dos Pinos

Abaixo está uma listagem de cada um dos pinos localizados no conector DB9, o seu objectivo, e o nome do sinal. Como pode ser visto na imagem de pino abaixo, o pino 1 está no canto superior esquerdo e o pino 9 está no canto inferior direita.

893 Visualizações 1 Total
893 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.