O RS-232 é um padrão há muito estabelecido que descreve a interface física e protocolo para a relativa baixa velocidade de comunicação de dados entre computadores e os dispositivos relacionados. Ele foi definido por um grupo comercial da indústria, a Electronic Industries Association (EIA).
O RS-232C é a interface que o computador usa para conversar e trocar dados com o modem e outros dispositivos. Algures no PC, normalmente num chip UART (Universal Asynchronous Receiver / Transmitter) da motherboard, os dados do computador são transmitidos para um modem interno ou externo a partir do equipamento terminal de dados (interface DTE). Uma vez que os dados no fluxo do computador, juntamente com circuitos paralelos e dispositivos em série, podem lidar apenas com um pouco de cada vez. O chip UART converte os grupos de bits em paralelo a uma corrente em série de bits. Tal como o agente DTE do PC, ele também comunica-se com o modem ou outro dispositivo em série, que, de acordo com a norma RS-232C, tem uma interface complementar chamada de Data Communications Equipment (interface DCE).
A especificação RS232 governa as características físicas e elétricas da comunicação em série. Esta especificação define vários sinais adicionais que são definidos para obter as informações e o controlo para além dos sinais de dados e sinal da terra.
Estes sinais são o sinal Carrier Detect (CD), definido por modems para sinalizar uma conexão bem sucedida para outro modem, o Ring Indicator (RI), definido por modems para sinalizar o telefone a tocar, Data Set Ready (DSR), definido por modems para mostrar a sua presença, Clear To Send (CTS), definido por modems para saber se eles podem receber dados, Data Terminal Ready (DTR), definido por terminais para mostrar a sua presença, e Request To Send (RTS), definido por terminais quando querem enviar dados.
O padrão RS-232 foi criado de acordo com estas ideias.
Por mais de 30 anos de criação da interface EIA (Electronic Industries Association), três modificações padrão foram trabalhadas:
- 1969. A terceira revisão (RS-232-C) era para ser aceite como um padrão para os fabricantes de computadores.
- 1987. A associação EIA elaborou uma nova versão do padrão que foi chamado EIA-232-D.
- 1991. A EIA juntamente com a Telecommunications Industry Association (TIA) elaborou uma nova versão do padrão que foi chamado EIA / TIA-232-E. Ainda assim, muitos continuam a chamar esta norma de RS-232-C ou simplesmente RS-232.
A maioria dos equipamentos usam a porta serial RS-232 e tem uma tomada DB-25, embora os documentos padrão não definam uma ficha específica. Hoje em dia a maioria dos computadores usam a tomada DB-9 para a troca de dados assíncronos.
O maior desenvolvimento da norma foi orientada para a eliminação de defeitos de especificações iniciais de interface RS-232-C. Além disso, alguns padrões novos foram elaborados, entre os quais devemos distinguir o RS-422 (sistema de equilíbrio que permite a linha de impedância até 50 ohm), RS-423 (sistema de desequilíbrio com impedância mínima de linha de 450 ohm) e RS-449 (um padrão com altas taxas de transmissão tendo funções alteradas e usa uma tomada D de 37 pinos).