O termo RJ11 designa um tipo de conector para telefonia em cabos UTP, de fácil manuseio e instalação.
RJ11 é o conector padrão utilizado em 2 pares (4 fios) de fiação do telefone. O RJ significa Registered Jack, uma interface de conector físico mais frequentemente usado para terminais de fio de telefone.
Embora o conector RJ-11 tenha um total de 6 posições de conectores, tipicamente, apenas 2 ou 4 são realmente utilizados. A fiação do conector RJ11 vem em duas variedades, padrão sem torção (cabo flat) e par trançado sem blindagem (UTP).
O RJ-11 é o mais conhecido dos jacks registados, devido ao fato de que, praticamente todas as linhas (POTS) para as tomadas de telefone na maioria das casas e escritórios de muitos países usam este tipo de conector.
Outros jacks semelhantes registados incluem o RJ-14 (para uma tomada de duas linhas de telefone), RJ-25 (para uma tomada de 3 linhas de telefone), e RJ-61 (para uma tomada de quatro linhas de telefone), todos os quais utilizam 6 posições de conectores modulares.
Um conector RJ-11 normalmente utiliza duas das 6 posições, para que eles possam ser conectados com uma tomada modular 6P2C (6 posições, 2 condutores). No entanto, estes tipos de conectores são muito raros. Na maioria das vezes, um conector RJ-11 é um conector 6P4C (6 posições, 4 condutores), com dois dos quatro fios correndo à caixa de junção não utilizada.
No estado ligado, os pinos # 5 (amarelo – código de cor antigo ou laranja – código de cor novo) e # 2 (preto – código de cor antigo ou branco com uma risca laranja – código de cor novo) podem transportar tanto a energia de baixa tensão AC ou DC a partir de um transformador central ligado perto de uma tomada, que fornece energia para cada uma das outras tomadas ao longo de uma habitação.
Na maioria dos casos, a linha telefónica fornece diretamente energia suficiente para a maioria dos terminais de telefone.
Os terminais de telefone antigos contêm lâmpadas incandescentes e precisam de mais energia do que as fontes de linha de telefone, porque as suas luzes de marcação precisam de 6,3 volts e 5 volts de saída de um transformador (para uma vida longa).
Dependendo se o fio é da convenção de código de cor antigo ou novo, os terminais positivos e negativos são:
- Pin # 3 Terminal Negativo (vermelho – código de cor antigo ou azul – código de cor novo)
- Pin # 4 Terminal Positivo (verde – código de cor antigo ou branco com uma risca azul – código de cor novo)
Tip e Ring
Tip e ring é um termo usado ainda hoje e ainda pode ser visto, mas originou-se nos primeiros dias das telecomunicações. Quando as redes de telecomunicações começaram, existia um operador ser humano, em vez de uma máquina. O operador iria receber um telefonema de alguém dentro da rede que estivesse conectado diretamente. O operador tinha duas fichas para conectar o cabo de telefone chamado de ponta e anel, tal como havia duas conexões RJ-11, a ponta era o cabo e o anel realizava a tensão. Hoje temos routers e switches que fazem o trabalho do operador humano original.
Breve história da indústria das telecomunicações
Em 1934, quando a Companhia de Bell tinha o monopólio da indústria das telecomunicações. Isto significa que a Bell era proprietária do cabo, do cabeamento dentro da casa e do próprio telefone.
Como a Bell possuía tudo, não havia necessidade de padronizar as conexões por cabo para outras empresas para criarem os seus próprios produtos. Eventualmente, com o esforço de duas empresas que tentavam estabelecer o seu domínio na indústria do telefone, o Carter Phone (1956) e o Hush a Phone (1968), o governo dos EUA considerou que a Companhia de Bell, de fato, tinha um monopólio ilegal e que os seus regulamentos deveriam ser fixados. Com isso, a evolução das ligações e a padronização do RJ-11 tornou-se um sucesso.