As Portas Paralelas são portas de computador utilizadas para ligar impressoras, algumas câmaras de vídeo, etc. São denominadas LPT1 e LPT2. Nas portas paralelas, os bytes são geralmente enviados de 8 em 8, tornando a comunicação paralela bem mais rápida que nas portas de série.
Esta interface é encontrada na parte posterior dos PCs mais velhos e é utilizada para a ligação de dispositivos externos, tais como as impressoras ou scanners. Ele usa um conector de 25 pinos (DB-25) e é bastante grande em comparação com a maioria das novas interfaces. A porta paralela é às vezes chamado de interface Centronics, uma vez que a Centronics foi a empresa que desenvolveu o padrão original da porta paralela. É, por vezes, também referida como porta de impressão porque a impressora é o dispositivo mais frequentemente ligado à porta paralela. O mais recente padrão de porta paralela, que suporta os mesmos conectores como a interface Centronics, é chamado de Enhanced Parallel Port (EPP). Esta norma suporta a comunicação bi-direcional e pode transferir dados até dez vezes mais rápido do que a porta Centronics original. No entanto, uma vez que a porta paralela é uma tecnologia bastante antiquada, não surpreende que as interfaces USB ou Firewire substituam completamente as portas paralelas no futuro.
Originalmente, a porta paralela era unidirecional e transmitia oito bits de dados de cada vez. Foi introduzida pela CentronicsData Computer Corporation em 1970. A porta paralela foi projetada para ser usada com impressoras e para transferir apenas um total de 300 Kbits / seg. O padrão para a porta de impressora unidirecional foi a porta de impressora padrão (SPP) ou porta normal desenvolvida em 1981. Em 1987, a introdução da porta PS / 2 tornou possível a conexão com outros dispositivos periféricos, como os ratos e teclados. O PS / 2 era uma porta paralela bidirecional (BPP), e que poderia, simultaneamente, transmitir e receber oito bits de dados.
Em 1994, foram introduzidos dois novos tipos de portas paralelas – a porta reforçada paralela (EPP) e a porta de recursos estendida (ECP). A porta paralela (EPP) foi um pouco mais rápida do que as portas paralelas mais velhas, com velocidades de transferência de 500 kbps a 2 Mbps. A porta é usada para os modelos mais recentes das impressoras e scanners. A ECP também suporta uma porta bidireccional de 8 bits. É como a EPP, mas usa acesso direto à memória (DMA). Ela é utilizada para os periféricos que não sejam a impressora, como adaptadores de rede ou unidades de disco.
Também em 1994 o método padrão de sinalização para uma interface periférica paralela bi-direcional padrão para computadores pessoais (IEEE 1284) foi executado para evitar problemas de incompatibilidade com as novas portas paralelas. Os cinco modos de operação foram especificados como o modo ECP, o modo EPP, o modo de byte, o modo nibble e o modo de compatibilidade. Cada modo tem de suportar a transferência de dados na direção para frente, na direcção para trás ou bidirecional. Para garantir que a integridade dos dados é mantida, as normas IEEE 1284 são estabelecidas para o conector, interface e cabo.
A porta paralela faz a transferência de um bit de dados em cada um dos dois fios do cabo de ligação, o que aumenta a taxa de transferência de dados (DTR). Geralmente há fios adicionais que regulam os sinais para especificar quando a transmissão ou recepção de dados está disponível.
Quando a norma IEEE 1284 foi introduzida em 1994, o comprimento dos cabos, as tensões e interfaces foram padronizadas.
A compatibilidade é unidirecional e é usadA principalmente para impressoras. O modo nibble é bidireccional, o que permite que quatro bits sucessivos possam ser transmitidos ao usar uma única linha de dados. O modo byte é bidirecional, e transmite oito bits de dados de cada vez ao utilizar uma linha de dados. O modo EPP tem uma interface bidireccional de 8 bits, que transmite dados de 500 Kbps a 2 Mbps. O modo ECP tem uma interface bidireccional de 8 bits, que usa o DMA e pode fornecer até 2,5 Mbps de largura de banda.
Hoje, o Universal Serial Bus (USB) substituiu a porta paralela. Na verdade, vários fabricantes excluíram completamente a interface paralela. Embora os computadores e portáteis mais antigos pessoais, um adaptador USB para porta paralela está disponível para impressoras com entrada paralela ou outros dispositivos periféricos que têm uma interface paralela.
Computadores da Apple
Os computadores da Apple Macintosh usam o SCSI (Small Computer System Interface) como a sua interface, que é paralela, mas muito mais flexível quando comparada com a porta paralela usada em computadores compatíveis com a IBM. Os computadores da Apple nunca usaram uma porta paralela.