PNG

PNG é a sigla inglesa de Portable Network Graphics e designa um formato matricial para representar imagens digitais.

PNG é a sigla inglesa de Portable Network Graphics e designa um formato matricial para representar imagens digitais.

O formato PNG foi introduzido em 1994, enquanto os formatos GIF e JPEG já tinham sido introduzidos há vários anos. Portanto, o PNG inclui muitos dos benefícios de ambos os formatos. O formato PNG também suporta cores de 24 bits como o formato JPEG, de modo que uma imagem PNG pode incluir mais de 16 milhões de cores. Esta é uma diferença significativa entre o GIF e PNG, uma vez que as imagens GIF podem incluir um máximo de 256 cores.

Ao contrário dos formatos JPEG e GIF, o formato PNG suporta um canal alfa, ou o espaço de cor RGBA (Vermelho (Red), Verde (Green), Azul (Blue) e o canal Alpha). O canal alfa é adicionado aos três canais de cor padrão (vermelho, verde e azul, ou RGB ) e fornece 256 níveis de transparência. As imagens JPEG não suportam pixeis transparentes e as imagens GIF suportam apenas pixeis completamente transparentes (não parcialmente opacos). Portanto, o formato PNG permite que os programadores da Web e designers de ícones consigam desvanecer uma imagem de um fundo transparente, em vez de uma cor específica. O PNG com um canal alfa pode ser colocado com qualquer cor de fundo e manter a sua aparência original, mesmo em torno das bordas.

Canais alfa

Um canal alfa é simplesmente uma maneira de associar a transparência variável com uma imagem. Enquanto uma imagem GIF suporta uma transparência binária simples (um pixel pode ser totalmente transparente ou totalmente opaco), o PNG permite até 256 níveis.

Todos os três tipos de imagem PNG (truecolor, tons de cinza e paleta) podem ter informações alfa, mas é comummente usado em imagens truecolor. Em vez de armazenar três bytes para cada pixel (vermelho, verde e azul), agora são armazenados quatro: vermelho, verde, azul e alfa. A transparência variável permite criar efeitos especiais que vão ficar bem em qualquer fundo. Por exemplo, um efeito de foto pode ser criado para um retrato, isto é, fazer uma região central oval totalmente opaca (isto é, para o rosto e ombros), regiões exteriores totalmente transparentes, e uma região de transição que varia suavemente entre os dois extremos.

Este recurso de transparência é muito mais importante para os pequenos gráficos da web que são normalmente utilizados em páginas da web, tais como texto extravagante.

Filtros de compressão

Os filtros de compressão são uma forma de transformar os dados de imagem (sem perdas) de modo que, o filtro irá comprimir melhor. Cada linha horizontal na imagem pode ter um dos cinco tipos de filtro a ele associados. A escolha de qual dos cinco a utilizar para cada linha é quase mais uma arte do que uma ciência.

Correção de gama

A correção de gama refere-se basicamente à capacidade de corrigir as diferenças na forma como os computadores (e especialmente monitores de computador) interpretam os valores de cor. Os programadores Web, em particular, estão provavelmente cientes de que as imagens geradas num Macintosh tendem a ser muito escuras em Pcs com o Windows, e as imagens geradas por computadores Windows tendem a ser muito claras em Macs.

A informação gama é uma solução parcial. É um meio de associar um número único com um sistema de monitor de computador, numa tentativa de caracterizar a física complicada escondida dentro de um conversor digital-analógico de uma placa gráfica (RAMDAC) e dentro de um canhão de eletrões de alta tensão de um monitor. A Gama é apenas uma aproximação. A melhor solução absoluta disponível é a utilização de um sistema de gestão de cores completo (que, novamente, suporta o PNG através da extensão RGB). Para a maioria das pessoas, no entanto, apenas fornecer o valor de gama da imagem e corrigir para o valor de gama correspondente do sistema de monitor é suficiente.

Embora o formato de imagem PNG tenha muitas vantagens, não é apropriado para todos os fins. Por exemplo, as fotos digitais ainda são normalmente guardadas como JPEGs, pois os PNGs ocupam muito mais espaço em disco. Os GIFs ainda são utilizados para animações porque as imagens PNG não podem ser animadas. Além disso, os GIFs ainda são usados em muitos sites porque os navegadores da Internet forneceram apenas recentemente um suporte completo para o formato PNG. No entanto, agora que a maioria dos navegadores e programas de edição de imagem suportam o formato PNG, ele tornou-se um formato de ficheiro popular para os programadores web e artistas gráficos.

618 Visualizações 1 Total
618 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.