O termo PING (sigla da expressão inglesa Packet Internet Group) designa um programa TCP/IP usado para testar o alcance de uma rede, enviando a nós remotos uma requisição e esperando por uma resposta.
Um ping é um teste para ver se um sistema na Internet está a funcionar. Fazer pinging a um servidor testa e regista o tempo de resposta do servidor. Fazer pinging a vários computadores pode ser útil para encontrar falhas de Internet, de modo que, os caminhos de transferência de dados possam ser reencaminhados de forma mais eficiente. Uma boa maneira de o utilizador certificar-se que não vai ficar desconectado do seu ISP é enviar um ping a cada 5 minutos ou assim. Há uma série de programas de Ping que podem fazer isso pelo utilizador.
O Ping é uma ferramenta de diagnóstico de rede usado principalmente para testar a conectividade entre dois nós ou dispositivos. Para fazer Ping num nó de destino, é enviado um pacote de solicitação de eco do Internet Control Message Protocol (ICMP) para esse nó. Se uma conexão estiver disponível, o nó de destino responde com uma resposta de eco. O Ping calcula o tempo de ida e volta da rota do pacote de dados a partir da sua origem para o destino e para trás, e determina se nenhum dos pacotes foi perdido durante a viagem.
A ferramenta de rede Ping foi criado por Mike Muuss em 1983. Ele contém quase mil linhas de código e tornou-se a ferramenta padrão para várias aplicações de rede e sistemas operativos.
O utilitário Ping funciona através da geração de uma unidade de dados de ICMP que é então encapsulado em datagramas IP e transmitida através da rede. Depois de receber o pedido de eco, o nó de destino copia os dados úteis, destrói o pacote original e gera uma resposta de eco com a mesma carga de dados que recebeu.
A carga útil do pacote de eco muitas vezes consiste em caracteres com código do American Standard Code for Information Interchange (ASCII), com comprimentos variáveis e ajustáveis. O tempo de retorno é calculado ao observar o horário local do relógio do nó de origem quando o datagrama IP deixa o nó de origem, e, em seguida, subtrair esse tempo a partir do momento em que a resposta de eco chega.
Dependendo do sistema operativo, a produção do utilitário Ping varia. No entanto, quase todas as saídas Ping exibirão o seguinte:
- Endereço IP de destino
- Número de sequência ICMP
- Tempo de vida
- Tempo de ida e volta
- Tamanho da carga
- O número de pacotes perdidos durante a transmissão
A ferramenta Ping exibe várias mensagens de erro se uma viagem de volta não for concluída com êxito. Eles incluem o seguinte:
- O tempo de vida expirou em trânsito: determina a quantidade máxima de tempo que um pacote IP pode viver na rede antes de ser descartado se não tiver chegado ao seu destino. Para corrigir esse erro, tente aumentar o valor do tempo de vida ao usar a opção de ping -i.
- Destino host inacessível: Indica que o nó de destino está desligado ou não está a funcionar na rede. Pode até ocorrer devido à inexistência de uma rota local ou remota para o host de destino. Para corrigir esse erro, modifique a tabela de rota local ou ligar o nó.
- A solicitação expirou: Indica que o comando Ping expirou porque não houve resposta do host. Ele indica que as mensagens de resposta de eco não foram recebidas devido ao tráfego de rede, falha do Address Resolution Protocol (ARP) ou um erro de router. É possível aumentar o tempo de espera ao usar a opção ping -w, e pode resolver este problema.
-
Host desconhecido: indica que o endereço de IP ou o nome do host não existe na rede ou que o nome do host de destino não pode ser definido. Para resolver este problema, verifique o nome e a disponibilidade dos servidores DNS (domain name system).