PIF (Program Information File)

PIF (Program Information File) designa um tipo de ficheiro no Windows que especifica quais recursos de memória um programa não Windows deverá ser executado.

O termo PIF (sigla da expressão inglesa Program Information File) designa um tipo de ficheiro no Windows que especifica quais recursos de memória e a forma como um programa não Windows deverá ser executado.

O program information file foi usado ao longo tempo com o PC (computador pessoal). Os ficheiros PIF armazenam informações adicionais sobre os executáveis que são estranhos ao sistema multitarefa em execução, tais como o uso de recursos, virtualização do rato e teclado e teclas de atalho. Os ficheiros PIF eram comummente usados no Microsoft Windows 3.x, no entanto, com a ausência de aplicativos MS-DOS, os ficheiros PIF são raramente usados hoje em dia. O PIF tem várias extensões para os diferentes sistemas operativos.

O PIF é criado quando o utilizador cria um atalho para modificar as propriedades de um programa baseado em MS-DOS. Os PIFs permitem definir as propriedades padrão para os programas de MS-DOS, como o tamanho da fonte, as cores do ecrã, e alocação de memória.

.pif – Program Information File

Descrição do formato de ficheiro .pif: Formato PIF

Aplicação: Microsoft Windows
Categoria: Ficheiros executáveis
Extensões relacionadas do Program Information File:

.awd – Microsoft Fax Imagem
.bud – Windows Binary Printer Description File
.camp – WCS Color Appearance Model Profile
.cdmp – WCS Device Model Profile
.cpl – Control Panel Item
.crwl – Windows Search Crawl Data

Naturalmente, as outras aplicações também podem usar a extensão do ficheiro .pif. Mesmo os programas nocivos podem criar ficheiros .pif. O utilizador tem que ter um especial cuidado com os ficheiros .pif provenientes de uma fonte desconhecida.

Não é possível abrir um arquivo .pif?

Quando faz duplo clique num ficheiro para abri-lo, o Windows examina a extensão do ficheiro. Se o Windows reconhecer a extensão do ficheiro, ele abre o ficheiro no programa que está associado a essa extensão de ficheiro. Quando o Windows não reconhece a extensão do ficheiro, o utilizador recebe a seguinte mensagem:

O Windows não pode abrir este ficheiro: exemplo.pif
Para abrir esse ficheiro, o Windows precisa saber qual o programa que deseja usar para abri-lo. O Windows pode procurá-lo automaticamente, ou o utilizador pode selecionar manualmente um, de uma lista de programas que estão instalados no seu computador.

Para evitar esse erro, o utilizador precisa definir a associação de ficheiros corretamente.

A extensão do ficheiro .pif muitas vezes é dada de forma incorreta

De acordo com as pesquisas, estes erros ortográficos foram os mais comuns:

pof, if, pkf, piv, pir, pie, pic, pfi, oif, ipf, plf, pjf, pit, pig, pid

É possível ter uma extensão de ficheiro mal escrita?

Extensões de ficheiros semelhantes:

.if – IFWin Project File
.pic – Houdini 3D Image
.pf – StuffIt Private File
.pof – Descent Model Data
.lif – Game of Life Data
.piv – Pivot Animator Project
563 Visualizações 1 Total
563 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.