Perl, que significa Practical Extraction and Report Language, é uma linguagem de script que utiliza uma sintaxe similar à linguagem de programação C / C ++. É comummente usado por programadores Web para criar scripts para servidores da Web. Esta linguagem de script é especialmente bom em análise de texto, e os programadores muitas vezes usam-no para ler e pesquisar através de ficheiros de texto. Um uso comum desta linguagem de script é a extração de informações de um ficheiro de texto e gerar um ficheiro de relatório ou com outro formato de saída.
O utilizador não consegue ver o Perl em ação, uma vez que a maior parte do seu trabalho é feito em segundo plano. Os scripts Perl são executados no computador do servidor antes de qualquer informação seja enviada para o navegador da Web. O código parece-se com hieróglifos para a maioria das pessoas.
História do Perl
Em Dezembro de 1987, o programador e linguista americano Larry Wall lançou pela primeira vez o Perl_1.0 para os computadores com o sistema operativo UNIX. Esta primeira versão era uma linguagem intuitiva, facilmente codificada para a digitalização, extração e impressão de informações de ficheiros de texto. Além disso, esta linguagem de script poderia lidar com muitas tarefas de gestão do sistema. O Perl foi influenciado por linguagens de programação já existentes como o C, BASIC, e AWK, mas também refletiu o passado linguístico de Wall na sua ampla utilização de palavras inglesas comuns. Esta linguagem de script foi um produto com um código fonte aberto de forma colaborativa, em vez de proprietário. Essa abordagem de desenvolvimento de software rendeu a Wall o prémio Dr. Dobb’s Excellence in Programming em 1996 e do prémio Free Software Foundation’s em 1998, devido ao avanço do software livre em 1998 .
Vários recursos de impressão e grupos de utilizadores online surgiram para conectarem os desenvolvedores Perl e os utilizadores, e uma extensa subcultura evoluía a par da línguagem. Parte do apelo desta linguagem de script é que uma infinidade de códigos diferentes podem ser usados para obter o mesmo objetivo. O símbolo oficial da linguagem Perl e da comunidade é um logótipo em forma de moeda com uma cabeça de camelo, com o texto Programming Republic of Perl. O símbolo foi popularizado após o lançamento da programação Perl em 1991 e o manual de programação oficial do Perl_4 foi escrito por Wall e Randal Schwartz, e contou com um camelo como a ilustração da capa. O programa foi substancialmente reescrito por Wall e foi lançado como Perl_5 em 1994. Ele continua a receber suporte e revisões da comunidade Perl.
O Perl foi portado para sistemas operativos não-Unix, como o Mac OS, da Apple Inc. e do Windows da Microsoft Corp., durante a década de 1990, embora permaneça mais popular na comunidade UNIX.
Os benefícios de usar Perl
O Perl tem muitas vantagens como uma linguagem de script para uso geral. Esses benefícios incluem a sua generosa licença (é gratuita), a sua natureza interpretada, o fato de que esta linguagem de script está disponível para a maioria das plataformas, e muito mais.
Custo e Licenciamento
Em primeiro lugar, o Perl está geralmente disponível na maioria das plataformas, incluindo as seguintes:
- A maioria das variantes do UNIX
- MS-DOS
- Windows
- Macintosh
Prático
Perl é escrito para ser prático. Isto significa que é
- Completo
- Fácil de usar
- Eficiente
Estas metas de design significam que os programas nesta linguagem de script podem geralmente realizar um objetivo que de outra forma demoraria muito tempo com outras linguagens, visto serem de programação complexa, e demorariam mais tempo para serem processadas.
Linguagem interpretada
O Perl é interpretado. Isso pode ser uma vantagem ou desvantagem, dependendo das necessidades do utilizador. Por exemplo, tem um ciclo curto de desenvolvimento em comparação com as linguagens compiladas, mas nunca irá executar tão rápido quanto uma linguagem compilada.
Uma vantagem de uma linguagem interpretada de ferramenta ou aplicativo de desenvolvimento é que o utilizador pode executar, desenvolver e testar. Ao eliminar a porção de compilação do ciclo interpretado pelas outras linguagens de programação, pode acelerar o ciclo de desenvolvimento drasticamente.