OSI (Open Systems Inteconnection Reference Model)

OSI designa uma arquitectura de sete camadas que padroniza as camadas de serviço e os tipos de interacção dos computadores.

O termo OSI (sigla da expressão inglesa Open Systems Inteconnection Reference Model) designa uma arquitectura de sete camadas que padroniza as camadas de serviço e os tipos de interacção para computadores que estão em intercâmbio de informações por meio de uma rede. É utilizado para descrever o fluxo de dados entre a conexão física à rede e o aplicativo do utilizador final.

O modelo OSI foi criado pela ISO (International Organization for Standardization) para ajudar a padronizar a comunicação entre os sistemas informáticos. Ele divide as comunicações em sete camadas diferentes, em que cada uma incluí vários padrões de hardware, protocolos ou outros tipos de serviços.

As sete camadas do modelo OSI incluem:

  1. A camada física
  2. A camada de ligação de dados
  3. A camada de rede
  4. A camada de transporte
  5. A camada de sessão
  6. A camada de apresentação
  7. A camada de aplicação

Quando um sistema de computador comunica-se com outro, quer seja através de uma rede local ou da Internet, os dados viajam através destas sete camadas. Inicia-se com a camada física do sistema de transmissão e desloca-se através das outras camadas até à camada de aplicação. Quando os dados chegam à camada de aplicação, são processados pelo sistema receptor. Em alguns casos, os dados irão mover-se através das camadas na ordem inversa para a camada física do computador receptor.

A melhor maneira de explicar como o modelo OSI funciona é usar um exemplo da vida real. No exemplo a seguir, um computador está a usar uma conexão sem fio para aceder a um site seguro.

A comunicação começa com a camada física. Esta pode ser a placa Wi-Fi do computador, que transmite dados com o padrão IEEE 802.11n. Em seguida, a camada de ligação de dados pode fazer a conexão a um router via DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol ou Protocolo de configuração dinâmica do host). Isto iria dar ao sistema um endereço de IP, o qual é parte da camada de rede. Uma vez que o computador tenha um endereço de IP, pode conectar-se à Internet através do protocolo TCP (Transmission Control Protocol), que é a camada de transporte. O sistema pode, então, estabelecer uma sessão NetBIOS (Network Basic Input / Output System ), que cria a camada de sessão. Se uma conexão segura for estabelecida, a camada de apresentação pode envolver uma conexão SSL (Secure Sockets Layer). Finalmente, a camada de aplicação consiste na conexão HTTP (Hypertext Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Hipertexto) com o site.

O modelo OSI fornece uma visão útil da forma como os sistemas de computador comunicam uns com os outros. Os programadores de software costumam usar esse modelo ao escrever um software que requer suporte de rede ou Internet. Em vez de recriar a pilha de comunicações a partir do zero, os programadores de software só precisam incluir as funções da camada OSI específica nos seus programas.

As sete camadas do modelo OSI

Camada 1: A camada física. Esta camada suporta a interface elétrica ou mecânica. Por exemplo, esta camada determina como colocar um fluxo de bits a partir da (ligação de dados) camada superior nos pinos para uma interface paralela de uma impressora, num transmissor de fibra óptica, ou num rádio. Ele fornece ao hardware um meio de enviar e receber dados numa rede.

Camada 2: A camada de ligação de dados. Essa camada estabelece ligações em toda a rede física, colocando pacotes em rede. Esta camada tem duas sub-camadas, a camada Logical Link Control e a camada Media Access Control. A Ethernet é a camada de ligação de dados principal em uso.

Camada 3: A camada de rede. Esta camada lida com o endereçamento e encaminhamento dos dados (envia-los na direção certa, para o destino certo, nas transmissões de saída e nas transmissões de receção no nível do pacote). O IP é a camada de rede para a Internet.

Camada 4: A camada de transporte. Esta camada administra o empacotamento de dados. Ela faz a entrega dos pacotes, incluindo a verificação de erros nos dados, uma vez que eles cheguem. A Internet, TCP e UDP (User Datagram Protocol) fornecem serviços para a maioria das aplicações também.

Camada 5: A camada de sessão. Essa camada estabelece, coordena e termina conversas. Os serviços incluem autenticação e reconexão após uma interrupção.

Camada 6: A camada de apresentação. Esta camada é normalmente parte de um sistema operativo (SO) e converte a entrada e saída de dados de um formato de apresentação para outro (por exemplo, a partir do texto normal para texto codificado numa extremidade e volta ao texto normal na outra).

Camada 7: A camada de aplicação. Esta é a camada em que os utilizadores da comunicação são identificados (Existe alguém com quem conversar?). A capacidade da rede é avaliada (Será que a rede deixa-me falar com eles agora?). E que cria uma coisa para enviar ou abre a coisa recebida. (Esta camada não é a aplicação em si, ela é um conjunto de serviços que uma aplicação deve ser capaz de fazer um uso direto, embora algumas aplicações possam executar funções da camada de aplicação).

672 Visualizações 1 Total
672 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.