NFC é um método de transferência de dados sem fios que permite a dois equipamentos próximos um do outro de comunicarem entre si. A tecnologia envolvia é relativamente simples. Evoluindo de um sistema de identificação por rádio frequência, um chip NFC opera como parte de uma ligação wireless. Assim que é ativado o contacto entre o emissor e recetor, pequenas quantidade de informação são transmitidas entre ambos quando próximos um do outro. A proximidade neste caso é de escassos centímetros.
Os chips funcionam com pequenas quantidades de energia, muitas vezes de forma passiva, e são efetivamente mais eficientes em consumo no que à tecnologia wireless diz respeito. O conceito base é precisamente o identificar informação através de cartões ou objetos específicos.
Chips NFC embutidos em cartões de crédito ou bilhetes de transporte são comuns, mas outras aplicações da tecnologia existem em telemóveis que podem digitalizar vários processos de consumo. Virtualmente qualquer telemóvel com sistema operativo e componente wireless pode incluir aplicações com função NFC, exemplos disso são a Google Wallet ou a Samsung Pay. Esta funcionalidade também permite através de outras aplicações transferir fotografias, contactos e outros dados entre telemóveis. No caso das consolas temos o exemplo dos amiibo e outras figuras que transportam dados exclusivos para videojogos.
Algumas ligações NFC passivas também estão a ser implementadas em quiosques de informação ou propaganda de rua que transmitem informação de forma similar aos códigos QR que depois de lidos podem ativar a ligação a websites, vídeos, publicidade ou aplicações para download. Outro uso prático é a conectividade a equipamentos com tecnologia Bluetooth como colunas de som e auscultadores. Muitos destes aparelhos incluem tecnologia NFC que permite uma ligação mais rápida de emparelhamento entre os equipamentos, podendo assim, por exemplo, ligar o telemóvel a um amplificador de som.