O termo MPEG (sigla da expressão inglesa Moving Picture Experts Group, um grupo de especialistas formado pela ISO para definir padrões para a compressão e transmissão de áudio e vídeo) designa também o formato de armazenamento de sequências de vídeos em ficheiros binários. O grupo trabalha constantemente para desenvolver formas mais eficientes de comprimir digitalmente e armazenar ficheiros de áudio e vídeo.
O termo MPEG também refere-se a um tipo de ficheiro de multimédia, e que é indicado pela extensão de ficheiro .mpg ou .mpeg. Esses ficheiros são filmes compactados que podem conter áudio e vídeo. Devido às diversas técnicas sofisticadas de compressão utilizadas, os MPEGs, quando comparados com a maioria dos formatos de áudio e de vídeo, são mais pequenos em tamanho e mais ou menos da mesma qualidade.
Para as aplicações de radiodifusão com recursos limitados, o MPEG é uma das melhores opções, pois permite streaming de vídeo de alta qualidade em plataformas como a Internet. O formato de ficheiro é suportado pela maioria dos produtos eletrónicos e pode ser usado num software como o Windows Media Player, Cyberlink PowerDVD, Apple Quick Time Player, etc.
Características do MPEG:
- Em comparação com a maioria dos formatos, são menores em tamanho.
- Técnicas de compressão sofisticadas.
- Em comparação com a maioria dos formatos, tem um áudio e qualidade de vídeo superior.
- Os principais padrões são: MPEG1, MPEG2, MPEG3, MPEG4 e MPEG-7 MPEG-21.
- Muito simples, descodificador barato.
- Suportado por todos os navegadores da Internet populares.
- Resolução de imagem elevada e técnica de som multi-canal.
- Utiliza metodologia de compressão assimétrica.
O MPEG existe para produzir normas. Aquelas atualmente produzidas pela ISO são indicados por 5 dígitos (o número ISO MPEG-1 é 11172 e para MPEG-2 é 13818). As normas publicadas são a última etapa de um longo processo que começa com a proposta de novos trabalhos dentro de um comité. Estas propostas de trabalho (NP = nova proposta) são aprovados pelo Subcomité e, em seguida, no nível da Comissão Técnica (SC29 e JTC1, respectivamente, no caso do MPEG). O MPEG geralmente faz solicitações de abertura de propostas. Propostas até agora têm sido solicitadas para:
- MPEG-1 Audio e Video (Julho de 1989)
- MPEG-2 Áudio e Vídeo (Julho de 1991)
- MPEG-4 Audio e Video (Julho de 1995)
- Synthetic/Natural Hybrid Coding (Março de 1996)
Dependendo da natureza do padrão, são produzidos diferentes documentos. Para os padrões de codificação de áudio e vídeo, o primeiro documento que foi produzido foi chamado de Modelo de Verificação (VM – Verification Model). Em MPEG-1 e MPEG-2 isso foi chamado de modelo de Simulação e Teste, respectivamente. O VM descreve, um tipo de linguagem de programação, o funcionamento do codificador e do descodificador. A máquina virtual é usada para realizar simulações, para optimizar o rendimento do esquema de codificação. Quando o MPEG atingiu um padrão de confiança suficiente e estabilidade, um Projeto de Trabalho (WD – Working Draft) foi produzido. Uma grande parte do trabalho técnico é feito em reuniões MPEG, geralmente com duração de uma semana inteira. Várias centenas de contribuições são enviadas pelos membros por meios eletrónicos para o site FTP do MPEG. Os delegados são, então, capazes de chegar a reuniões sem ter que gastar um tempo precioso para estudar as contribuições de outros delegados na reunião. O encontro está estruturado em Plenárias (4 horas na segunda-feira de manhã, 2 horas na quarta-feira de manhã e toda a tarde de sexta-feira) e em reuniões de subgrupos. Cerca de 150 documentos são produzidos em todas as reuniões que vêem os acordos alcançados. De particular importância são as resoluções que documentam o contorno de cada acordo e fará referência aos documentos apresentados e grupos ad hoc (para essa finalidade). Os grupos ad hoc trabalham por e-mail e, em alguns casos excepcionais, estão autorizados a realizar reuniões físicas. Os documentos de saída, também, são armazenados no site de FTP do MPEG. O acesso a documentos de entrada e de saída, no entanto, é restrita a membros MPEG. Embora eles sejam compactados, os ficheiros MPEG mantém a maior parte da qualidade original do filme não compactado. É por isso que muitos vídeos na Internet, tais como trailers de filmes e vídeos de música, estão disponíveis no formato MPEG.