Machinima

Machinima é o nome dado aos filmes realizados em ambiente virtual. O termo Machinima tem origem na combinação das palavras do inglês machine (máquina) e cinema.

Machinima é o nome dado aos filmes realizados em ambiente virtual. O termo Machinima tem origem na combinação das palavras do inglês machine (máquina) e cinema. Os realizadores de filmes machinima são muitas vezes apelidados de machinimators. Estes filmes utilizam personagens, cenários, acessórios e diversos elementos retirados de videojogos populares ou no caso de jogos especificamente criados para simular a criação de um filme como o jogo The Movies onde todos os elementos necessários estão disponíveis dentro do software. A complexidade de um filme machinima varia conforme o as técnicas e programas utilizados assim como a própria extensão da narrativa criada.

Embora um filme machinima possa ser à primeira vista semelhante a um filme de animação por computador, o processo de filmagem é diferente. Ao contrário da animação em 3D onde todos os elementos são criados de raiz, neste caso estão disponíveis desde o primeiro momento conforme o jogo utilizado. Os movimentos de personagens, objetos e ambientes são simulados e gravados em tempo real.

A animação não é feita frame a frame, processa-se de forma continua, já que o realizador de um filme machinima utiliza os elementos presentes no videojogo respetivo. Por outras palavras o realizador “joga” o seu filme e são esses movimentos reproduzidos durante o jogo que ao serem gravados e depois transformados por um programa de edição de vídeo dão origem ao filme. Alguns realizadores de machinima utilizam outros métodos para modificar diretamente partes do jogo e até aplicar algum tipo de animação mais complexa.

Estes filmes ganharam popularidade através dos jogo World of Warcraft e são obviamente mais baratos do que um filme de animação 3D. São maioritariamente realizados por fãs que depois expõem o seu trabalho em sites de partilha como o Youtube.

Uma das séries mais conhecidas utilizam o motor do jogo Halo da Microsoft. A série Red vs Blue faz uso da perspetiva na primeira pessoa para conseguir diferente planos de câmara. Em alternativa também é aplicada programação a personagens para que repliquem uma ação especifica. Alguns jogos como o Quake permitem gravar diretamente no jogo, mas a maioria requer um programa de gravação de vídeo a correr em simultâneo. No fundo o realizador está à partida limitado pelo motor de jogo que escolheu para criar o seu filme.

Considerando que estes filmes são produzidos com base em jogos licenciados a sua comercialização está à partida proibida. Continuam no entanto a ser produzidos de fãs para fãs e alguns realizadores profissionais fazem uso de machinima para ter uma ideia visual das cenas que pretendem realizar. O jogo The Movies, onde o jogador assume o papel de produtor, gestor e realizador, é talvez o melhor exemplo que define o uso de ações pré renderizadas para criar uma sequência lógica de ação que resulte numa peça cinematográfica.

Hoje em dia estes filmes sobrevivem muito pela utilização de software da Valve como o Source Film Maker que utiliza o motor do jogo Team Fortress 2 e permite que os fãs façam uso livre das suas personagens e cenários para realizar sequências animadas. Algumas destas obras acabam por participar em concursos dedicados a este género de animação.

775 Visualizações 2 Total
775 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.