A filha do famoso poeta Lord Byron, Augusta Ada Byron, condessa de Lovelace, mais conhecido como Ada Lovelace, nasceu em Londres em 10 de dezembro de 1815. Lovelace, Ada mostrou o seu dom para a matemática numa idade adiantada. Ela traduziu um artigo sobre uma invenção de Charles Babbage, e acrescentou os seus próprios comentários. Como ela introduziu vários conceitos de programação, Ada é considerada a primeira programadora de computador. Ada morreu no dia 27 de novembro, 1852.
Primeiros anos de Lovelace, Ada
O casamento do Lord Byron com a mãe da Ada, Lady Anne Isabella Milbanke Byron, não foi feliz. Lady Byron, separou-se do marido apenas algumas semanas depois da sua filha nascer. Poucos meses depois, Lord Byron deixou a Inglaterra, e Ada nunca viu o seu pai novamente. Ele morreu na Grécia, quando Ada tinha 8 anos.
Ada teve uma educação fora do comum para uma menina aristocrática em meados de 1800. Por insistência da sua mãe, teve tutores que ensinaram-lhe matemática e ciências. Tais assuntos desafiadores não eram normais para as mulheres naquele tempo, mas a sua mãe acreditava que ao se envolver em estudos rigorosos impediria Lovelace de desenvolver o temperamento mal-humorado e imprevisível do seu pai. Ada também foi forçada a permanecer imóvel por longos períodos de tempo, porque sua mãe acreditava que iria ajudá-la a desenvolver o auto-controlo.
Desde cedo, Lovelace mostrou um talento para os números e línguas. Ela teve aulas com William Frend, William King, o médico da família, e Mary Somerville, uma astrónoma e matemática escocesa. Somerville foi uma das primeiras mulheres a ser admitida na Royal Astronomical Society.
Babbage e a Máquina Analítica
Por volta dos 17 anos, Ada conheceu Charles Babbage, matemático e inventor. Eles tornaram-se amigos, e Babbage muito mais velho, serviu de mentor para Ada. Através de Babbage, Ada começou a estudar matemática avançada com o professor Augustus de Morgan da Universidade de Londres.
Ada era fascinada pelas ideias de Babbage. Conhecido como o pai do computador, ele inventou a máquina diferencial, que foi feita para realizar cálculos matemáticos. Ada teve a oportunidade de olhar para a máquina antes que ele a terminasse, e ficou cativada por ela. Babbage também projetou outro dispositivo conhecido como o motor analítico, projetado para fazer cálculos mais complexos.
Ada foi mais tarde convidada a traduzir um artigo sobre o motor analítico de Babbage que tinha sido escrito pelo engenheiro italiano Luigi Menabrea Federico para uma revista suíça. Ela não traduziu apenas o texto original em francês e em inglês, mas também acrescentou os seus próprios pensamentos e ideias sobre a máquina. O seu trabalho foi publicado em 1843, numa revista científica inglesa. Ada usou somente as iniciais “AAL”, Augusta Ada Lovelace, na publicação.
Nas suas notas, Ada descreveu como os códigos podem ser criados para um dispositivo conseguir trabalhar com letras e símbolos, juntamente com números. Ela também criou em teoria um método para o motor repetir uma série de instruções, um processo conhecido como loop que hoje utiliza-se em programas de computador. Ada também escreveu outros conceitos com visão de futuro no artigo. Pelo seu trabalho, Ada é muitas vezes considerada a primeira programadora de computador.
O artigo de Ada não teve muita atenção enquanto ela estava viva. Nos seus últimos anos de vida, ela tentou desenvolver esquemas matemáticos para ganhar jogos de azar. Infelizmente, os seus esquemas falharam e colocaram-na em perigo financeiro. Ada morreu de cancro uterino em Londres, a 27 de novembro de 1852. Ela foi enterrada ao lado do seu pai, no cemitério da Igreja de Santa Maria Madalena em Nottingham, Inglaterra.
Vida pessoal
Em 1835, Ada casou-se com William King, que tornou-se o Conde de Lovelace três anos depois. Eles partilhavam o amor por cavalos e tiveram três filhos juntos. Ada e o seu marido socializaram com muitas mentes interessantes do seu tempo, incluindo o cientista Michael Faraday e o escritor Charles Dickens.
A saúde de Ada ficou pior, no entanto, após um surto de cólera em 1837. Ela tinha problemas de asma e no sistema digestivo. Os médicos deram-lhe analgésicos, como láudano e ópio, e a sua personalidade começou a mudar. Ela tinha mudanças de humor e alucinações.
Legado
As contribuições de Ada Lovelace para as ciências de computadores não foram descobertas até à década de 1950. As suas notas foram reintroduzidas no mundo por B.Y. Bowden, que as publicou em Faster Than Thought: A Symposium on Digital Computing Machines em 1953. Desde então, Ada recebeu muitas honras póstumas pelo seu trabalho. Em 1980, o Departamento da Defesa dos Estados Unidos deu o nome a uma linguagem de computador recém-desenvolvida de “Ada”.