Linguagens de programação

As linguagens de programação são um conjunto de comandos, instruções e outras sintaxes usadas para a criação de um programa.

As linguagens de programação são um conjunto de comandos, instruções e outras sintaxes usadas para a criação de um programa. As linguagens que os programadores usam para escrever o código são chamadas de linguagens de alto nível. Esse código pode ser compilado numa linguagem de baixo nível, que é reconhecida diretamente pelo hardware do computador.

As linguagens de alto nível são projetadas para serem fáceis de ler e compreender. Isso permite que os programadores possam escrever o código fonte de uma forma natural, usando palavras e símbolos lógicos. Por exemplo, palavras reservadas, tais como, function (função), while (enquanto), if (se), e else (senão) são utilizados na maioria das grandes linguagens de programação. Símbolos como <, >, == e != são operadores comuns. Muitas linguagens de alto nível são semelhantes o suficiente para que os programadores possam facilmente compreender o código fonte escrito em vários idiomas.

Exemplos de linguagens de alto nível incluem o C ++, Java, Perl e PHP. Linguagens como o C ++ e Java são chamadas de linguagens compiladas, já que o código fonte deve primeiro ser compilado, a fim de executar. Linguagens como Perl e PHP são chamadas de linguagens interpretadas, já que o código fonte pode ser executado através de um intérprete, sem ser compilado. Geralmente, linguagens compiladas são usadas para criar aplicações de software, enquanto linguagens interpretadas são utilizadas para a execução de scripts, tais como aqueles usados para gerar conteúdo para sites dinâmicos da Internet.

As linguagens de baixo nível incluem linguagens assembly e máquina. Uma linguagem assembly contém uma lista de instruções básicas e é muito mais difícil de ler do que uma linguagem de alto nível. Em casos raros, um programador pode decidir codificar um programa básico numa linguagem assembly para garantir que ele funciona de forma tão eficiente quanto possível. Um assembler pode ser usado para traduzir o código assembly em código máquina. O código máquina, ou linguagem de máquina, contém uma série de códigos binários que são entendidos directamente por um processador (CPU) de computador. Escusado será dizer que, a linguagem máquina não é projetada para ser legível.

Linguagens de programação de computador

ActionScript
ALGOL
Ada
AIML
Assembly
AutoHotkey
Babel
BASIC
Batchfile
BCPL
Brooks
C
C#
C++
Clojure
COBOL
CoffeeScript
CPL
Curl
Curry

D
DarkBASIC
Datalog
dBASE
Dylan
F
F#
FORTRAN
FoxPro
Go
GW Basic
Haskell
HDML
HTML
Java
JavaScript
JCL
Julia

LISP
Live Script
LOGO
Lua
Matlab
MUMPS
Nim
Objective-C
OCaml
Pascal
Perl
PHP
Pick
PureBasic
Python
Prolog
QBasic

R
Racket
Reia
Ruby
Rust
Scala
Scheme
SGML
Simula
Smalltalk
SQL
Tcl
Turbo Pascal
True BASIC
VHDL
Visual Basic
Visual FoxPro
WML
WHTML
XML

Desenvolvimento de aplicações e programas

O desenvolvimento de aplicações e programas envolve programas que são usados diariamente. Por exemplo, o navegador da Internet que está a utilizar para visualizar esta página da internet é considerado um programa. Se estiver interessado em escrever os seus próprios programas, deve considerar as seguintes linguagens:

  • C
  • C#
  • C++
  • D
  • Java
  • Tcl
  • Visual Basic

Desenvolvimento de Inteligência Artificial

Inteligência Artificial (IA) ou áreas afins envolvem a criação de interações de caracteres em jogos de computador, chatbots e muito mais. Se estiver interessado em escrever a sua própria IA, deve considerar as seguintes linguagens:

  • AIML
  • C
  • C #
  • C ++
  • Prolog

Desenvolvimento de base de dados

Se estiver interessado em criar a sua própria base de dados ou fazer a manutenção de outras bases de dados, deve considerar qualquer uma das seguintes linguagens:

  • DBASE
  • FoxPro
  • MySQL
  • SQL
  • Visual FoxPro

Desenvolvimento de jogos

O desenvolvimento de jogos envolve o desenvolvimento de jogos de computador ou outro software de entretenimento. Se estiver interessado em escrever os seus próprios jogos, deve considerar as seguintes linguagens:

  • C
  • C #
  • C ++
  • DarkBASIC
  • Java

Desenvolvimento de drivers ou interface de hardware

Se estiver interessado em escrever os seus próprios drivers ou software de interfaces para dispositivos de hardware, deve considerar as seguintes linguagens:

  • Assembly
  • C

Desenvolvimento de Internet e de páginas web

Sem programadores, a Internet não existiria. Se está interessado em criar as suas próprias páginas web, desenvolver aplicações de Internet, ou tarefas relacionados com a Internet, deve considerar as seguintes linguagens:

  • HDML
  • HTML
  • Java
  • JavaScript
  • Perl
  • PHP
  • Python
  • XML

Desenvolvimento de scripts

Embora não seja provável que se torne uma carreira, saber como criar e desenvolver scripts podem aumentar a produtividade para si ou para a sua empresa, poupando inúmeras horas. Se estiver interessado em desenvolver scripts, considere as seguintes linguagens:

  • Autohotkey
  • awk
  • bash
  • Batchfile
  • Perl
  • Python
  • Tcl

 

834 Visualizações 1 Total
834 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.