As linguagens de programação são um conjunto de comandos, instruções e outras sintaxes usadas para a criação de um programa. As linguagens que os programadores usam para escrever o código são chamadas de linguagens de alto nível. Esse código pode ser compilado numa linguagem de baixo nível, que é reconhecida diretamente pelo hardware do computador.
As linguagens de alto nível são projetadas para serem fáceis de ler e compreender. Isso permite que os programadores possam escrever o código fonte de uma forma natural, usando palavras e símbolos lógicos. Por exemplo, palavras reservadas, tais como, function (função), while (enquanto), if (se), e else (senão) são utilizados na maioria das grandes linguagens de programação. Símbolos como <, >, == e != são operadores comuns. Muitas linguagens de alto nível são semelhantes o suficiente para que os programadores possam facilmente compreender o código fonte escrito em vários idiomas.
Exemplos de linguagens de alto nível incluem o C ++, Java, Perl e PHP. Linguagens como o C ++ e Java são chamadas de linguagens compiladas, já que o código fonte deve primeiro ser compilado, a fim de executar. Linguagens como Perl e PHP são chamadas de linguagens interpretadas, já que o código fonte pode ser executado através de um intérprete, sem ser compilado. Geralmente, linguagens compiladas são usadas para criar aplicações de software, enquanto linguagens interpretadas são utilizadas para a execução de scripts, tais como aqueles usados para gerar conteúdo para sites dinâmicos da Internet.
As linguagens de baixo nível incluem linguagens assembly e máquina. Uma linguagem assembly contém uma lista de instruções básicas e é muito mais difícil de ler do que uma linguagem de alto nível. Em casos raros, um programador pode decidir codificar um programa básico numa linguagem assembly para garantir que ele funciona de forma tão eficiente quanto possível. Um assembler pode ser usado para traduzir o código assembly em código máquina. O código máquina, ou linguagem de máquina, contém uma série de códigos binários que são entendidos directamente por um processador (CPU) de computador. Escusado será dizer que, a linguagem máquina não é projetada para ser legível.
Linguagens de programação de computador
ActionScript |
D |
LISP |
R |
Desenvolvimento de aplicações e programas
O desenvolvimento de aplicações e programas envolve programas que são usados diariamente. Por exemplo, o navegador da Internet que está a utilizar para visualizar esta página da internet é considerado um programa. Se estiver interessado em escrever os seus próprios programas, deve considerar as seguintes linguagens:
- C
- C#
- C++
- D
- Java
- Tcl
- Visual Basic
Desenvolvimento de Inteligência Artificial
Inteligência Artificial (IA) ou áreas afins envolvem a criação de interações de caracteres em jogos de computador, chatbots e muito mais. Se estiver interessado em escrever a sua própria IA, deve considerar as seguintes linguagens:
- AIML
- C
- C #
- C ++
- Prolog
Desenvolvimento de base de dados
Se estiver interessado em criar a sua própria base de dados ou fazer a manutenção de outras bases de dados, deve considerar qualquer uma das seguintes linguagens:
- DBASE
- FoxPro
- MySQL
- SQL
- Visual FoxPro
Desenvolvimento de jogos
O desenvolvimento de jogos envolve o desenvolvimento de jogos de computador ou outro software de entretenimento. Se estiver interessado em escrever os seus próprios jogos, deve considerar as seguintes linguagens:
- C
- C #
- C ++
- DarkBASIC
- Java
Desenvolvimento de drivers ou interface de hardware
Se estiver interessado em escrever os seus próprios drivers ou software de interfaces para dispositivos de hardware, deve considerar as seguintes linguagens:
- Assembly
- C
Desenvolvimento de Internet e de páginas web
Sem programadores, a Internet não existiria. Se está interessado em criar as suas próprias páginas web, desenvolver aplicações de Internet, ou tarefas relacionados com a Internet, deve considerar as seguintes linguagens:
- HDML
- HTML
- Java
- JavaScript
- Perl
- PHP
- Python
- XML
Desenvolvimento de scripts
Embora não seja provável que se torne uma carreira, saber como criar e desenvolver scripts podem aumentar a produtividade para si ou para a sua empresa, poupando inúmeras horas. Se estiver interessado em desenvolver scripts, considere as seguintes linguagens:
- Autohotkey
- awk
- bash
- Batchfile
- Perl
- Python
-
Tcl