Uma Key frame em animação é uma imagem estática dentro de uma sequência animada que ocorre num determinado ponto de extrema importância para a cena. As Key frame são os pontos chave de cada sequência e desenhadas antes das frames de preenchimento, conhecidas como Inbetween, que fazem a ligação entre as Key frame e garantem fluidez à cena. Um exemplo da utilização de Key frames poderia ser o inicio de um serviço numa partida de ténis, a raquete em descanso seria um Key frame e a raquete no final do seu movimento seria outro Key frame, sendo a transição entre ambas as Keyframe preenchida por frames de Inbetween.
O processo de Keyframing assume que apenas é necessário mostrar os pontos chave ou as condições que descrevem a transformação do objeto e todas as posições intermediarias podem ser interpretadas a partir das Key frames, baseando-se na noção que cada objeto começa numa determinada condição e vai mudando com o tempo em posição, cor, forma, luminosidade e outras propriedades até chegar à sua forma final.
Na animação por computador as Key frame podem ser definidas. Se tomarmos por exemplo uma caixa situada no ponto A e definirmos como “ponto de inicio” e depois colocar essa mesma caixa no ponto B e definirmos como “ponto de chegada”, a distância a ser percorrida pode ser calculada automaticamente e preenchida com frames adicionais num processo de Inbetweening.
No caso do vídeo que na sua essência é uma sequência de fotografias, cada fotografia no vídeo, seja digital ou analógico é considerado uma frame. Já as Key frame, por definição, podem ser considerados os momentos de maior importância no filme.