A linguagem de programação Java é uma linguagem de alto nível desenvolvida pela Sun Microsystems. Ela foi originalmente projetada para o desenvolvimento de programas de set-top boxes e dispositivos portáteis, mas depois tornou-se uma escolha popular para a criação de aplicações da internet.
O Java foi introduzido pela Sun Microsystems em 1995 e imediatamente criou um novo sentido para as possibilidades interativas da internet. Ambos os principais navegadores da internet incluem uma máquina virtual Java. Quase todos os principais programadores de sistemas operativos (IBM, Microsoft, e outros) têm adicionado compiladores de Java como parte das suas ofertas de produtos.
A sintaxe do Java é semelhante à do C ++, mas é uma linguagem de programação estritamente orientada a objetos. Por exemplo, a maioria dos programas Java contêm classes, que são usadas para definir objetos e métodos, que são atribuídos a classes individuais. A linguagem de programação Java também é conhecida por ser mais rigorosa do que C ++, ou seja, as variáveis e as funções devem ser explicitamente definidas. Isto significa que o código fonte do Java pode produzir erros ou “exceções” mais facilmente do que outras linguagens, mas também limita outros tipos de erros que podem ser causados por variáveis indefinidas ou tipos não atribuídos.
Ao contrário dos ficheiros executáveis do Windows (ficheiros .exe) ou aplicações Macintosh (ficheiros .APP), os programas em Java não são executados diretamente pelo sistema operativo. Em vez disso, os programas Java são interpretados pela Máquina Virtual Java, ou JVM (Java Virtual Machine), que é executada em várias plataformas. Isso significa que todos os programas Java são multiplataforma e podem ser executados em diferentes plataformas, incluindo Macintosh, Windows e computadores Unix. No entanto, a JVM deve ser instalada para as aplicações Java ou applets conseguirem executar tudo. Felizmente, a JVM está incluída como parte do Java Runtime Environment (JRE), que está disponível como um download gratuito.
A máquina virtual Java inclui um compilador opcional que compila dinamicamente o bytecode em código executável como uma alternativa para a interpretação de cada instrução do bytecode. Em muitos casos, a compilação dinâmica é mais rápida que a interpretação da máquina virtual.
O Java pode ser usado para criar aplicações completas que podem ser executadas num único computador ou ser distribuído entre servidores e clientes numa rede.
O JavaScript não deve ser confundido com o Java. JavaScript, que teve origem no Netscape, é interpretada num nível superior, é mais fácil de aprender do que o Java, mas carece de alguma da portabilidade do Java e da velocidade do bytecode. Como as applets Java podem ser executadas em praticamente qualquer sistema operativo sem a necessidade de recompilação e porque o Java não tem extensões ou variações do sistema operativo, ele é geralmente considerado como a línguagem mais estratégica para o desenvolvimento de aplicativos para a internet. (No entanto, o JavaScript pode ser útil para pequenas aplicações que são executadas no cliente Web ou no servidor.)
NOTA: a Oracle adquiriu a Sun Microsystems em Janeiro de 2010. Portanto, o Java é agora mantido e distribuído pela Oracle.