IBM (International Business Machines Corporation)

A IBM é uma multinacional de tecnologia. Tendo a sua génese nos EUA, a IBM é agora uma das principais organizações de tecnologia de todo o mundo.

A IBM (International Business Machines Corporation) é uma multinacional de tecnologia. Tendo a sua génese nos EUA, a IBM é agora uma das principais organizações de tecnologia de todo o mundo. A IBM tem sede em Armonk, Nova York, EUA. A sua força reside no marketing de periféricos de computador, o hardware e software, incluindo computadores e atributos tecnológicos.

A empresa foi fundada em 1911 numa pequena aldeia em Endicott, EUA. Inicialmente, ela era conhecida como CTR (Computing Tabulating Recording Company), mas, por causa da fusão de três empresas diferentes (Tabulating Machine company, Computing Scale company e a International Time Recording company), deu origem à atual IBM. No ano de 1924, a CTR mudou o seu nome para o que é popularmente conhecido como IBM.

Com mais de 435000 funcionários em todo o mundo, a IBM está classificada como a segunda maior empresa. Ela tem mais de 12 laboratórios de pesquisa espalhados por todo o mundo, e estabeleceu o recorde do maior número de patentes, 20 anos seguidos. A IBM tem muitos prémios e honrarias sob o seu nome. Em termos de receita, capitalização, avaliação de mercado e empregados, a IBM está a par entre as outras empresas remotamente competitivas. As revistas Forbes, Fortune 500, Newsweek etc. honrou a IBM em reconhecimento do seu serviço para a sua avaliação do cliente e do mercado.

Algumas das muitas invenções surpreendentes e globalmente admiradas da IBM incluem a caixa multibanco (ATM – Automatic Teller Machine), disquete, unidade de disco rígido (HDD), Universal Product Code (UPC), cartão de banda magnética, SQL e inteligência artificial Watson (computador Watson com inteligência artificial).

Muito recentemente, a empresa adquiriu o SPSS e a Kenexa nos anos de 2009 e 2012, respectivamente. No momento da sua aquisição, a IBM parou uma das suas linhas de produtos tradicionais, o ThinkPad. No ano de 2005, o ThinkPad foi adquirido pela Lenovo, que agora é vendido sob a sua própria franquia.

Nas últimas décadas, com o início da revolução tecnológica, a IBM agarrou o mercado, mantendo as suas raízes firmes em setores como a informática, micro-processadores, dispositivos de armazenamento de dados, consolas de jogos e muito mais. As consolas atuais, como a Xbox One, PS4, Wii e Nintendo todos usam microprocessadores fabricados pela IBM. A maioria dos dispositivos que operam por via electrónica, até então, utilizam micro-chips e processadores IBM.

O estilo instintivo da IBM de desenvolvimento de processos e cultura organizacional unificada tem sido colocada pelo seu ex-CEO, Thomas John Watson. Watson comandou a IBM de 1914 a 1956. Durante o seu mandato, Watson colocou a fundação da IBM como uma das mais fortes e a empresa tecnológica mais inovadora do seu tempo. Este é o reflexo dos produtos e serviços de cliente da IBM. Watson morreu em 1956, sendo homenageado como um dos vendedores mais influentes e maiores de seu tempo.

Em 2012, a IBM adquiriu a Texas Memory Systems de modo a expandir ainda mais o seu departamento de tecnologia, e reforça simultaneamente a qualidade e a quantidade da sua produção.

A IBM tem uma maneira única de gestão de funcionários. Foi a primeira empresa a iniciar um seguro de vida em grupo no ano de 1934, juntamente com prestações de sobrevivência em 1935 e férias pagas em 1937. Embora controversa, a IBM fez com que os seus funcionários fossem tratados com igualdade nos benefícios de saúde e era contra a discriminação. Em 2003, a Campanha de Direitos Humanos votou na IBM pelo seu igual tratamento com pessoas do mesmo sexo e por ter práticas anti-discriminatórias.

O logotipo atual da IBM, foi projetado por Paul Rand. Após o logótipo inicial, que foi lançado em 1966, o actual logótipo da IBM foi disponibilizado em 1972. A IBM é popularmente conhecida como Big Blue por causa da sua cor azul no logótipo.

Com mais de 4 milhões de trabalhadores, a IBM é uma das maiores e a marca mais confiável no setor de TI, e abrange quase todas as partes do globo. Com a sua tendência única de negócios e marketing, ela estabeleceu novos padrões e derivações que a maioria das empresas seguem. A IBM tem, efectivamente, revolucionado o cenário atual do setor de TI.

779 Visualizações 1 Total
779 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.