Um hashtag funciona como uma etiqueta virtual. É formado por um ou mais palavras (desde que não incluam espaços) precedidas pelo símbolo # (cardinal ou, em inglês, hash). O hashtag cria uma hiperligação que, nas redes sociais, permite aferir quantas vezes foi utilizado. Desta forma, é útil tanto para utilizadores como para gestores de redes digitais: os primeiros conseguem, através dos hashtags, encontrar mais facilmente conteúdo do seu interesse nas redes sociais, e os gestores de redes sociais podem servir-se dos mesmao para ampliar e medir o alcance das suas marcas/produtos.
No âmbito do Marketing Digital, a escolha dos hashtag a utilizar deve ser simples e relacionada com a temática da mensagem. Hashtags demasiado longos podem gerar confusão e erros, perdendo o potencial de alcance e de monitorização da mesma.
Os hashtags devem ser usadas como indexadores, para facilitar as futuras pesquisas de outros usuários. Contudo, é frequente os usuários usarem um grande número de hastags, o que dificulta a leitura da mensagem e proporciona uma qualidade negativa ao seu conteúdo.