Hacker

Um hacker é qualquer indivíduo ou grupo que contorna a segurança para aceder a dados não autorizados.

Hacker é um termo que se refere a vários temas da informática. No entanto, um hacker é qualquer indivíduo ou grupo que contorna a segurança para aceder a dados não autorizados.

A maioria dos hackers são programadores altamente qualificados que localizam falhas de segurança e acedem a sistemas seguros com as suas habilidades analíticas. Um grande hacker é conhecido por ser capaz de “pensar mais além”.

Os Hackers são diferenciados como (black hat hacking) ilegal e inaceitável, ou (white hat hacking) legal e aceitável.

Um white hat hacker é um especialista em segurança de computadores que invade sistemas e redes protegidos para testar e avaliar a sua segurança. White hat hackers usam as suas habilidades para melhorar a segurança, expondo as vulnerabilidades antes que hackers mal-intencionados (conhecidos como black hat hackers) possam-nas detetar e explorá-las. Embora os métodos utilizados sejam semelhantes, se não idênticos, aos utilizados por hackers maliciosos, os white hat hackers têm permissão para empregá-los contra a organização que os contratou.

Os white hat hackers são geralmente vistos como hackers que usam as suas habilidades em benefício da sociedade. Eles podem ser black hat hackers “reformados” ou simplesmente podem ser experientes nos métodos e técnicas utilizadas por hackers. Uma organização pode contratar esses consultores para fazerem testes e implementarem as melhores práticas que os tornam menos vulneráveis ​​a ataques de hackers mal-intencionados no futuro.

Para a maior parte, o termo é sinónimo de “hacker ético”. O termo vem dos filmes de faroeste antigos, onde o cliché foi para o “bom rapaz” a usar um chapéu de cowboy branco. Claro, os “homens maus” sempre aparecem a usar um chapéu preto.

Um black hat hacker é uma pessoa que tenta encontrar vulnerabilidades de segurança de computadores e explorá-las para tirar proveitos financeiros ou outros motivos mal-intencionados. Black hat hackers podem infligir muitos danos em ambos os utilizadores de computador e grandes organizações ao roubar informações financeiras pessoais, comprometendo a segurança de grandes sistemas, encerrar ou alterar a função de sites e redes.

Black hat hackers podem variar desde adolescentes amadores que espalham os vírus de computador para redes de criminosos que roubam números de cartão de crédito e outras informações financeiras. Hackers às vezes empregam métodos em que não usam o computador para obtenção de dados, por exemplo, fazer um telefonema e assumir uma identidade, a fim de obter a senha de um utilizador.

Black hat hackers têm as suas próprias convenções, dos quais dois dos mais proeminentes são DEFCON e BlackHat. Convenções black hat são, frequentemente, assistidas por profissionais de segurança e académicos que querem aprender dos black hat hackers. Os agentes da autoridade também assistem a estas convenções, às vezes até mesmo fazendo uso deles para prender um black hat hacker, como ocorreu em 2001, quando um programador russo foi preso um dia depois da DEFCON por escrever software que descriptografa o formato Adobe e-book.

609 Visualizações 1 Total
609 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.