FDDI (Fiber Distributed Data Interface)

O termo FDDI (Fiber Distributed Data Interface) designa um padrão para o uso de cabos de fibras óticas em redes locais (LANs) e metropolitanas (MANs).

O termo FDDI (sigla da expressão inglesa Fiber Distributed Data Interface) designa um padrão para o uso de cabos de fibras óticas em redes locais (LANs) e metropolitanas (MANs). A FDDI fornece especificações para a velocidade de transmissão de dados, em redes em ane (rings)l, podendo conectar cerca de mil estações de trabalho a distâncias de até 200 Km.

FDDI é um grupo de especificações padronizadas pela rede ANSI em meados da década de 1980. Uma rede FDDI suporta velocidades de transferência de dados de 100 Mbps ao longo de um cabo de fibra óptica e utiliza uma rotação de token para definir que sistema pode enviar dados a qualquer momento. Um token é uma série de bits que circulam numa rede token-ring. Quando um dos sistemas na rede tem o token, ele pode enviar informações para os outros computadores. Uma vez que existe apenas um sinal para cada rede Token-Ring, apenas um computador pode enviar dados de cada vez.

As redes FDDI são compostas por dois caminhos físicos, ou rings, que fazem a transferência de dados em direções opostas. O ring principal transporta dados entre os sistemas, enquanto o ring secundário é utilizado para fins de redundância. Se um sistema na rede faz com que aconteça uma interrupção do circuito de dados primário, o ring secundário é usado até que o ring primário esteja novamente funcional. Uma variante do FDDI, chamado de FFDDI Full Duplex Technology (FFDT), usa o ring secundário como um canal primário adicional. Este tipo de rede FDDI não tem nenhuma redundância, mas suporta taxas de transferência de dados até 200 Mbps.

O FDDI foi projetado na década de 1980 para fornecer redes mais rápidas do que os 10 Mbps de Ethernet e os 16 Mbps padrão de token ring disponíveis no momento. Devido à sua alta largura de banda, o FDDI tornou-se uma escolha popular para os backbones de alta velocidade utilizados por universidades e empresas. Enquanto o FDDI foi a tecnologia LAN mais rápida durante vários anos, ela acabou por ser substituída pelo Fast Ethernet, que ofereceu velocidade de 100 Mbps a um custo muito mais baixo. Hoje, muitas redes usam o Gigabit Ethernet, que suporta velocidades de até 1000 Mbps.

O FDDI, que é um padrão de comunicação de dados ópticos usados para redes de longa distância fornece a comunicação com linhas de fibra óptica até 200 quilómetros a uma velocidade de 100 megabits por segundo. O FDDI foi mais tarde estendido para o FDDI-2 para comunicações de longo alcance de voz e multimédia. As organizações utilizam este meio para conferências de voz e vídeo, palestras online, notícias e outros tipos de multimédia.

As redes FDDI, são projetadas para organizações que suportam milhares de utilizadores finais, e trabalham com o modelo OSI e no controle físico e com o media access control (MAC layers).
O American National Standards Committee (ANSC) padronizaram formalmente o FDDI como o melhor meio de ligação para redes de área local (LAN), que usam o FDDI para a comunicação de longa distância.

3654 Visualizações 1 Total
3654 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.