A expressão Fast Ethernet designa uma rede que utiliza o mesmo protocolo Ethernet, só que a sua velocidade é dez vezes superior.
Fast Ethernet é uma das versões do padrão Ethernet, que permite a transmissão de dados com mais de 100 megabits por segundo em redes de área local (LAN). Foi lançado em 1995 e foi a conexão de rede mais rápida do seu tempo.
Fast Ethernet é também conhecida como 100 Base X ou 100 Mbps Ethernet , e é definida pelo protocolo IEEE 802.3u.
Ethernet, pronuncia-se “E-thernet” (com um longo “e”), é a maneira padrão para conectar computadores numa rede ao longo de uma conexão com fio. Ele fornece uma interface simples para conectar vários dispositivos, tais como, computadores, routers e switches. Com um único router e alguns cabos Ethernet, é possível criar uma LAN, que permite que os dispositivos conectados a ela comuniquem todos entre si.
Um cabo Ethernet padrão é ligeiramente mais espesso do que um cabo de telefone e tem um conector RJ45 em cada extremidade. As portas Ethernet são semelhantes ás tomadas de telefone. É possível ligar ou desligar os dispositivos numa rede Ethernet, enquanto eles estão ligados sem afetar o seu funcionamento.
Tal como o USB , a Ethernet tem várias normas em que todas usam a mesma interface. Essas incluem:
- 10BASE-T – suporta até 10 Mbps
- 100BASE-T – suporta até 100 Mbps
- 1000BASE-T (também chamado de Gigabit Ethernet) – suporta até 1.000 Mbps
A maioria dos dispositivos Ethernet são compatíveis com os cabos Ethernet de baixa velocidade. No entanto, a conexão só será tão rápida como o menor denominador comum. Por exemplo, se conectar um computador com um 10BASE-T a uma rede 100BASE-T, o computador só será capaz de enviar e receber dados a 10 Mbps. Se tem um router Gigabit Ethernet e conectar dispositivos ao aparelho usando cabos 100BASE-T, a taxa máxima de transferência de dados será de 100 Mbps.
Enquanto o Ethernet ainda é o padrão para redes com fio, ele foi substituído em muitas áreas por redes sem fio. O Wi-Fi permite que conecte o seu portátil ou smartphone a uma rede sem ficar preso à parede por um cabo. O padrão Wi-Fi 802.11ac ainda oferece taxas mais rápidas de transferência de dados do que o Gigabit Ethernet. Ainda assim, as conexões com fio são menos propensas a interferências e são mais seguras do que as sem fio, e é por isso que muitas empresas e organizações ainda usam Ethernet. Ethernet é também conhecido pelo seu nome técnico, IEEE 802.3.
Fast Ethernet refere-se a uma série de normas que sustentam e fornecem velocidades de transmissão de dados de 100 Mbps. Ele foi inicialmente projetado para redes de cabo de par trançado à base de cobre e incluiu as normas 100 Base-TX, 100 Base-T4 e 100 Base-T2. O comprimento de um cabo fast Ethernet à base de cobre foi restrito a 100 metros e suportado em diferentes categorias de cabo. As normas do fast Ethernet de fibra óptica 100 Base-FX, 100 Base SX, 100 BX Base e 100 Base LX10 usam um ou mais fios e modos de fibra óptica para transmitir os dados. A gama do fast Ethernet para o modo de fibra pode ser até 40 quilómetros. Fast Ethernet era totalmente compatível com redes 10BASE-T.