eReader

Um eReader é o nome popularmente atribuído aos leitores de documentos em formato digital.

Um eReader (ou leitor electrónico) é o nome popularmente atribuído aos leitores de livros, revistas, jornais e outros documentos em formato digital. O conteúdo pode ser descarregado online através de sites de venda de livros digitais ou serviços de subscrição. Dependendo do leitor em si a ligação online pode ser feita directamente através do dispositivo como é o caso da gama Kindle da Amazon. Em alternativa é possível descarregar o conteúdo para o computador e depois transferir para o eReader através de ligação USB. Alguns eReader utilizam botões e os modelos mais recentes fazem uso de ecrãs sensíveis ao toque tanto para navegas nos menus como para trocar de página. Grande parte dos livros mais recentes disponibilizam amostras para os leitores puderem espreitar o conteúdo antes de comprar e alguns clássicos mais antigos estão acessíveis de forma gratuita.

reader

Formatos comuns de eReaders.

Os primeiros eReader surgiram no final da década de 1990, mas não alcançaram grande aceitação por parte do público. Em 1997 foi criada a E Ink Corporation que desenvolvia a tecnologia usada para criar um efeito de papel electrónico em ecrãs que reflectem a luz sem necessidade de uma lâmpada interna. Esta tecnologia foi usada no Sony Librie, o eReader da Sony lançado em 2004. No entanto foi o lançamento do Amazon Kindle em 2007 que catapultou o sucesso comercial dos eReader utilizando também a mesma tecnologia.

Conceito moderno

Com o tempo foram desenvolvidos novos modelos com funções diversas, mais rápidos e alguns até com capacidade de reproduzir cor. Os tablets android e os telemóveis roubaram um pouco do mercado dos eReader pois conseguem desempenhar a mesma função, embora utilizem uma fonte de luz que desgasta mais rapidamente a visão do leitor. Esta capacidade do ecrã dos eReader em simular uma folha de livro opaca permite ler durante mais tempo sem cansar a vista do leitor e também permite uma poupança de energia que garante várias horas de uso com a bateria totalmente carregada. Atualmente os grandes competidores de vendas de eReaders são o Amazon Kindle o Barnes & Noble Nook.

Entre as diversas vantagens de um eReader quando comparado a outros dispositivos que também permitem ler documentos são que estes podem obviamente levar milhares de livros dentro de um cartão SD, o ecrã mais confortável para ler, possibilidade de personalizar o tipo e tamanho da letra, ligação directa à loja digital através de Wi-fi ou em alguns casos dados móveis, duração extensa da bateria com vários modelos a durar praticamente 1 mês inteiro com apenas um carregamento, permite organizar os livros por categorias, alguns modelos permitem sublinhar partes do texto e colocar um índice de notas para consultas futuras e também o guardar automático da página onde o livro foi deixado para quando o leitor voltar a ligar o aparelho poder começar exactamente do sitio onde parou.

412 Visualizações 1 Total
412 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.