O termo EISA (sigla da expressão inglesa Enhanced Industry Standard Architecture) designa um padrão de barramento interno dos computadores, superior ao ISA.
A EISA ou ISA estendido é um padrão anunciado pela primeira vez em Setembro de 1988 para computadores compatíveis da IBM que competiram com o barramento MCA (Micro Channel architecture). O barramento EISA é encontrado no Intel 80386, 80486 e nos primeiros computadores Pentium e foi projetado por nove concorrentes. Estes concorrentes foram a AST Research, Compaq, Epson, Hewlett Packard, NEC, Olivetti, Tandy, WYSE e Zenith Data Systems .
O barramento EISA forneceu slots de 32 bits com uma taxa de velocidade de 8.33 MHz para o uso com processadores 386DX ou superiores.
Embora o barramento EISA seja compatível com o ISA, ele nunca tornou-se amplamente utilizado e não é encontrado em computadores de hoje.
O barramento EISA é compatível com barramentos ISA antigos com caminhos de dados de 8 bits ou 16 bits. Os dois slots de caminho de dados de 32 bits têm a mesma largura que um slot ISA de 16 bits. No entanto, os slots de barramento EISA são mais profundos que os slots de 16 bits porque os conectores da borda da placa de circuito de 32 bits têm “dedos” longos no fundo do slot EISA que se conectam aos pinos de 32 bits. A placa de circuito de 16 bits estende em parte para os pinos de 16 bits com uma conexão superficial.
Apesar de caro, a EISA foi facilmente adaptado para placas de circuito ISA mais antigas. Assim, a EISA foi usada principalmente para servidores high end que exigem largura de banda alta. Ao contrário do MCA, a EISA aceita a arquitetura de sistema XT mais antiga da IBM e placas de circuito do ISA. Os conectores EISA são super conectores de conjunto de 16 bits para placas de sistema ISA, e oferecem mais sinais e melhor desempenho.
A principal diferença entre MCA e EISA é que os barramentos EISA / ISA são compatíveis com versões anteriores. Um PC EISA é compatível com as placas de expansão EISA / ISA mais antigas, mas só as placas de expansão MCA podem ser utilizadas por um barramento MCA.
A EISA tem 32-bit de direct memory access (DMA), unidade de processamento central (CPU) e dispositivos de barramento. A EISA também tem taxas de transferência de dados melhorados até 33 MB, configuração automática, protocolo de transferência de dados síncrona e uma estrutura compatível para barramentos ISA antigos com caminhos de dados de 8 ou 16 bits.
A maioria das placas EISA foram projetados para placas de interface de rede (NIC) ou interfaces de sistema de computadores pequenos (SCSI). A EISA também é acessível através de vários PCs não compatíveis com a IBM, como o HP 9000, MIPS Magnum, HP Alpha Server e SGI Indigo2.
Eventualmente, os PCs requerem barramentos rápidos para maior desempenho. As placas de expansão mais rápidas, como LocalBus ou Video Electronics Standards Association (VESA), foram introduzidas, e já não havia um mercado de placas EISA.