DVD é a sigla inglesa de Digital Versatile Disk e que representa um suporte físico de armazenamento de dados baseado em tecnologia óptica. É fisionomicamente semelhante a um CD-ROM mas com uma capacidade de armazenamento várias vezes superior.
Um DVD ou DVD-ROM é um disco capaz de armazenar grandes quantidades de dados num disco do tamanho de um CD padrão. As unidades de leitura de CD ou DVD foram vendidas pela primeira vez em 1997. Hoje, eles são amplamente utilizados para o armazenamento de dados e exibição de filmes. Para reproduzir DVDs num computador, é necessário ter uma unidade de leitura de DVD e um software de leitura de DVD.
Um DVD-ROM armazena permanentemente os arquivos de dados que não podem ser alterados, escritos por cima ou apagados. Um DVD-ROM é um dos vários tipos de DVD. Um DVD em branco é geralmente um DVD – R ou DVD + R, o qual tem um formato de leitura e escrita. A + R ou – R referencia os padrões de formato e é um DVD regravável ou de gravação.
Qual é quantidade de dados que um DVD suporta?
Existem várias capacidades que um único disco de DVD pode suportar. Abaixo encontra-se uma listagem dos diferentes tipos de DVD e a sua capacidade total.
- Um dos Dvds mais comuns é o disco de camada única, de um só lado, capaz de gravar até 4,7 GB.
- Um disco de um lado, de camada dupla é capaz de suportar entre 8,5 a 8,7 GB.
- O disco de dupla face, de camada única é capaz de suportar até 9,4 GB.
- Embora raro, o disco de dupla face, dupla camada é capaz de armazenar até 17,08 GB.
Qual a diferença entre um Digital Versatile Disk e um CD?
Fisicamente, um DVD e um CD têm a mesma aparência. Ambos os discos são do mesmo tamanho e normalmente têm um lado com uma etiqueta e do outro lado é onde o laser lê, a menos que seja um DVD de dupla face. No entanto, a tecnologia que faz um DVD permite que um disco com o mesmo tamanho contenha muito mais dados do que um CD.
Em comparação com um CD-ROM, um DVD-ROM tem o mesmo diâmetro de 5 polegadas e 1,2 milímetros (mm) de espessura. Mas, porque o DVD-ROM utiliza um laser de comprimento de onda mais curto, a capacidade do disco é aumentada. Na verdade, o DVD-ROM menor pode armazenar cerca de 7 vezes mais dados do que um CD-ROM.
Qual leitor de DVD que deveria usar para reproduzir filmes em DVD no computador?
Recomendo o VLC, é grátis e é um media player de código aberto que funciona em Windows, Mac e Linux. No entanto, você também pode usar o Windows Media Player em computadores Windows para reproduzir a maioria dos DVDs.
As unidades de leitura de DVD conseguem ler CDs?
Sim, todas as unidades de DVD são capazes de ler CDs e DVDs. Se tiver um gravador de DVD, será capaz de ler CDs e DVDs, bem como gravar CD-Rs, CD-RWs e DVDs graváveis.
A história do DVD
Em 1993, havia dois formatos de discos de vídeo a ser desenvolvido: o Compact Disc Multimedia (MMCD) e o disco Super Density (SD). Para evitar uma guerra de formatos de vídeo, a Philips e a Sony, os defensores do MMCD, decidiram combinar as suas forças com as dos que queriam o disco SD (Hitachi , JVC , Mitsubishi , Pioneer , Toshiba , e vários outros) e desenvolveram um formato de de vídeo de disco único. Juntos, os dois grupos desenvolveram o formato DVD.
Qual foi o primeiro DVD?
O filme Twister tornou-se o primeiro filme de longa-metragem, produzido em DVD em 25 de março de 1996 .
O futuro do DVD
DVD são ainda muito populares e amplamente utilizados. No entanto, devido às tecnologias mais recentes como os discos Blu-ray e serviços de streaming como o Netflix e outros serviços em nuvem, as vendas de DVDs e o seu uso entraram em declínio.