O termo DSL (sigla da expressão inglesa Digital Subscriber Line e que em português significa Linha Digital do Subscritor) designa um tipo de ligação a alta velocidade à Internet através da linha telefónica padrão. Esta operação também é conhecida como ligação de banda larga.
DSL é um meio de comunicação usado para transferir sinais digitais através de linhas telefónicas convencionais. Através de um cabo de rede, o DSL é uma das formas mais populares dos ISPs (Internet service provider ou fornecedor de acesso à Internet) fornecerem acesso de banda larga à Internet.
Quando se faz uma chamada telefónica com um telefone fixo, o sinal de voz é transmitido através da utilização de frequências baixas de 0 Hz a 4 kHz. Esta gama, chamada de banda de voz, utiliza apenas uma pequena parte da gama de frequências suportadas por linhas de telefone de cobre. Portanto, o DSL faz uso das frequências mais altas para transmitir sinais digitais, na gama de 25 kHz a 1,5 MHz. Enquanto estas frequências são maiores do que a maior frequência audível (20 kHz), então, ainda podem causar interferência durante as conversas telefónicas. Portanto, os filtros DSL ou divisores são utilizados para certificarem-se que as altas frequências não interfiram com os telefonemas.
Symmetric DSL (SDSL) divide a frequência uniformemente, e proporciona velocidades iguais tanto para enviar com para receber dados. No entanto, uma vez que a maioria dos utilizadores transferem mais dados do que carregam, os ISPs normalmente oferecem DSL assimétrica (serviço ADSL). O ADSL fornece um intervalo de frequência mais amplo para as transferências, e consequentemente oferece maiores velocidades de transferência de dados em comparação com as de carregamento. Por exemplo, uma ligação SDSL pode fornecer 2 Mbps de upstream (carregamento) e downstream (transferênca), enquanto uma conexão ADSL podem oferecer 20 Mbps de downstream e 1,5 Mbps de upstream.
A fim de aceder à Internet através de DSL, deve-se conectar a um ISP DSL. O ISP irá fornecer-lhe um modem DSL que posteriormente pode ser conectado a qualquer router ou a um computador. Alguns modems DSL agora têm wireless, o que permite a conexão do modem DSL via Wi-Fi . Um kit DSL pode também incluir um divisor e filtros que podem-se conectar a telefones fixos.
Uma vez que os sinais de DSL têm um alcance limitado, é preciso viver dentro de uma determinada distância de um ISP, a fim de ser elegível para o serviço DSL de Internet. Enquanto a maioria dos centros urbanos têm agora acesso a DSL, ele não está disponível em muitas áreas rurais.