O termo DPMS (sigla da expressão inglesa Display Power Management Signaling) designa um recurso para economia de energia, utilizado em ecrãs de computador. Normalmente, tanto o monitor como a placa gráfica devem suportar o recurso DPMS, a fim de receber qualquer benefício a partir dele. DPMS está dividido em quatro modos de funcionamento (em ordem crescente de economia de energia): “Normal”, “Modo de espera”, “Suspender” e “Desligado”. Duas linhas de sinal, (sincronização horizontal e sincronização vertical proporcionam um método para a sinalização destes quatro estados diferentes para um monitor DPMS.
Normal
Tal como o nome sugere, o estado Normal significa apenas isso, o monitor está totalmente ligado e a funcionar. Painéis LCD (Liquid Crystal Display) de portáteis e ecrãs finos (flat screens LCD) usam consideravelmente menos energia do que os monitores CRT (cathode ray tube) tradicionais.
Modo de espera
Modo de espera é usado para descrever um nível de poupança de energia muito maior. Essa configuração geralmente envolve desligar o ecrã, desligando o RGB (sistema de cores luminosas). No entanto, a fonte de alimentação é deixada ligada e o tubo de filamentos deixados sob tensão. Quando precisarmos usar o monitor novamente, este ligar-se-á muito rapidamente. O modo de espera é por vezes referido como hsync suspended mode porque o sinal de sincronização horizontal é desligado para sinalizar esse estado de economia de energia para um monitor DPMS.
Suspender
Suspender é usado para descrever um estado muito forte de energia baixa. Essa configuração geralmente envolve a mesma conservação de energia que o Modo de espera, no entanto, o fornecimento de energia para o monitor é desligado. Esta opção requer um monitor e uma placa gráfica que suportem DPMS. Suspender é por vezes referido como vsync suspended mode porque o sinal de sincronização vertical é desligado para sinalizar este estado de economia de energia para um monitor DPMS.
Desligado
Desligado é exatamente o significado da palavra – o monitor do computador está desligado. Normalmente, um pequeno circuito auxiliar permanece aceso para verificar os sinais do computador, para quando se ligar o monitor, os dados serem exibidos no ecrã. Obviamente, este modo mantém o consumo de energia a um mínimo (se não zero). Enquanto a economia de energia é substancial, para reativar o monitor pode demorar alguns segundos. Esta opção requer um monitor e uma placa gráfica que suportem DPMS. Ambos os sinais de sincronização horizontal e vertical estão desligados para sinalizar este estado de economia de energia para um monitor DPMS.