O que são os DPI
O termo DPI (sigla da expressão inglesa Dots Per Inch e que em português significa ‘pontos por polegada’) designa uma medida da resolução da imagem de uma impressora ou monitor.
Nos computadores, pontos por polegada (DPI) é a medida da densidade de pontos iluminados num ecrã. O dot pitch determina o limite absoluto dos possíveis pontos por polegada. No entanto, a resolução mostrada de pixeis (elementos de imagem) que está configurada para a exibição geralmente não é tão fina como o dot pitch. Os pontos por polegada para uma determinada resolução de imagem varia de acordo com o tamanho total do ecrã, uma vez que o mesmo número de pixeis são espalhados por um espaço diferente. Alguns utilizadores preferem o termo pixeis por polegada (PPI) como uma medida da nitidez da exibição da imagem, deixando o DPI para o uso como meio de impressão.
Na impressão, pontos por polegada (DPI) é a medida habitual da qualidade da imagem impressa sobre o papel. Uma impressora mediana de um computador pessoal de hoje fornece 300 DPI ou 600 DPI. Ao escolher a qualidade de impressão superior geralmente reduz a velocidade de impressão de cada página.
As impressoras não reproduzem uma imagem de pixel por quadrados diretamente em cima uns dos outros. Em vez disso, elas reproduzem uma imagem que consiste numa mistura de quatro cores (ciano, magenta, amarelo e preto), que se combinam para criar uma gama de matrizes pelo método de ‘cores subtrativas’. Existe um espaço entre esses pontos, e é isso que o DPI mede: a sua densidade. Por exemplo, se estiver a imprimir uma imagem de 150 PPI a 600 DPI, cada pixel será composto de 16 pontos (600 pontos / 150 pixels = 4 linhas de 4 pontos por pixel).
Isso é importante para o utilizador, porque, como regra geral, quanto maior o DPI, melhor a tonalidade da imagem e a sua mistura de cores será mais suave (também irá usar mais tinta e demorará mais tempo para imprimir). A qualidade de 150 DPI é geralmente considerada o padrão mínimo para a reprodução fotográfica de alta qualidade em livros e revistas. Os jornais costuma-se usar 85 DPI e o efeito é claro: os pontos individuais são visíveis e algum detalhe é perdido. Nos outdoors são tão baixos quanto 45 dpi, mas não conseguimos perceber, porque normalmente estamos a ver de muito longe. As impressoras matriciais típicas são capazes de ter uma resolução entre 60 e 90 DPI, impressoras a jato de tinta entre 300 a 600 DPI e impressoras a laser entre 600 a 1800 DPI.
Um DPI elevado não significa necessariamente maior qualidade, porque não há o tamanho ou a forma do ponto padrão, o que significa que os pontos de um fabricante podem ser tão bons em 1200 DPI como pontos de outro fabricante em 700 DPI . DPI é apenas um aspecto técnico de uma impressora individual, como a resolução de pixeis do monitor do computador.