DOS (Disk Operating System)

O DOS (Disk Operating System), desenvolvido pela Microsoft, foi o primeiro sistema operativo utilizado nos PC’s (Personal Computer).

O DOS (Disk Operating System), desenvolvido pela Microsoft, foi o primeiro sistema operativo utilizado nos PC’s (Personal Computer).

O DOS é um sistema operativo de linha de comando não gráfico derivado do 86-DOS que foi criado para computadores compatíveis com IBM (International Business Machines). O MS-DOS foi introduzido pela Microsoft em Agosto de 1981 e foi atualizado em 1994 quando o MS-DOS 6.22 foi lançado. O MS-DOS permite que o utilizador possa navegar, abrir e manipular ficheiros no seu computador a partir de uma linha, em vez de um comando GUI (Graphical User Interface ou interface gráfica do utilizador) como o Windows .

O MS-DOS foi originalmente chamado de 86-DOS. Foi escrito por Tim Patterson (considerado o pai do DOS) e era propriedade da Seattle Computer Products. A Microsoft comprou o 86-DOS por 75000 dólares, licenciou o software e lançou-o num PC IBM com o MS-DOS 1.0 em 1982. O MS-DOS foi originalmente concebido para ser executado em qualquer computador com um processador Intel 8086, mas as várias versões de hardware nesses computadores tornaram a compatibilidade difícil. Como resultado, a Microsoft forneceu aos fabricantes de equipamentos de hardware um kit de desenvolvimento que pode ser utilizado para ajustar o sistema operativo MS-DOS para o hardware específico do computador. Com isso, houve muitas versões do MS-DOS. Havia também problemas de compatibilidade com o MS-DOS e a IBM, onde algumas máquinas eram compatíveis com o MS-DOS, mas não com a IBM. Esses computadores só poderiam executar programas que foram escritos para o MS-DOS e não dependessem de qualquer arquitetura periférica da IBM.

O DOS usa uma linha de comandos ou interface baseada em texto, que permite ao utilizador digitar comandos. Ao digitar instruções simples, como pwd (print working directory) e CD (alterar diretório), o utilizador pode procurar os ficheiros no disco rígido, ficheiros abertos e executar programas. Enquanto os comandos são fáceis de digitar, o utilizador deve conhecer os comandos básicos para usar o DOS eficientemente (similar ao Unix). Isso fez com que o sistema operativo fosse difícil de usar para os utilizadores menos experientes, e foi por isso que a Microsoft depois juntou o ambiente gráfico do sistema operativo Windows com o DOS.

As primeiras versões do Windows (através do Windows 95), na verdade, correu em cima do sistema operativo DOS. É por isso que tantos ficheiros relacionados com o DOS (como os ficheiros .ini, .dll, e .COM) ainda são usados pelo Windows. No entanto, o sistema operativo Windows foi reescrito para o Windows NT (New Technology), o que permitiu que o Windows pudesse executar por conta própria, sem o uso do DOS. As versões posteriores do Windows, como o Windows 2000, XP e Vista, também não exigem DOS.

Hoje, o MS-DOS não é mais usado, no entanto, o shell de comando, mais comummente conhecido como a linha de comando do Windows ainda é usado por muitos utilizadores.

A maioria dos utilizadores de computador estão apenas familiarizados com a forma de navegar do Microsoft Windows ao usar o rato. Ao contrário do Windows, o MS-DOS é uma linha de comandos e é navegado ao usar os comandos do MS-DOS. Por exemplo, se o utilizador quiser ver todos os ficheiros numa pasta no Windows, ele clica duas vezes na pasta para abrir a pasta no Windows Explorer. Em MS-DOS, para ver a mesma pasta, o utilizador tem que navegar para a pasta ao usar o comando cd e, em seguida, listar os ficheiros nessa pasta ao usar o comando dir.

1030 Visualizações 1 Total
1030 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.