O uso intensivo do computador está diretamente associado a algumas doenças. Essas doenças associadas ao uso intensivo do computador são:
Síndrome da visão de computador
Se alguém que passa 6 a 7 horas em frente ao computador, diariamente, por causa das suas exigências profissionais e, que muitas vezes queixa-se de uma leve ou moderada secura nos olhos ou que fica com os olhos a lacrimejar. Então, provavelmente, tem síndrome da visão de computador Isso significa que está a sofrer de um aumento da evaporação das lágrimas, visão turva, visão dupla, olhos vermelhos, secos, irritação nos olhos, dores de cabeça e pescoço ou dor nas costas. Uma pesquisa apresentada pela Associação Americana de Optometria indica que mais de setenta por cento dos utilizadores que trabalham num monitor de computador (que são mais de 140 milhões) têm síndrome da visão de computador (CVS) ou fadiga ocular. Mesmo assim, não é um motivo de preocupação, mas aconselha-se, que tente baixar o brilho, reorganize a secretária, dar aos olhos uma pausa ou ajustar as configurações do computador. No entanto, é sempre aconselhável visitar o oftalmologista regularmente para fazer um exame se o esforço dos olhos for constante
Distúrbios do sono
O excesso de luz artificial da televisão e do ecrã do computador pode afetar a produção de melatonina e impede um sono profundo e restaurador. De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, o uso intensivo de telemóveis e computadores pode estar ligado a um aumento do stress, dos distúrbios do sono e sintomas depressivos em jovens adultos. Alguns dos resultados mais específicos da pesquisa foram: O uso intensivo do telemóvel mostrou um aumento no distúrbio do sono nos homens e um aumento nos sintomas de depressão em homens e mulheres. Os homens que usam computadores intensivamente eram mais propensos a desenvolver problemas de sono. O uso regular do computador à noite, sem pausas frequentes, foi associado ao distúrbio do sono, stress e sintomas depressivos em homens e mulheres.
Síndrome do túnel carpal
O síndrome do túnel carpal é uma desordem nervosa, que, dependendo da intensidade, ocorre no pulso, levando a dores, alterações sensoriais e perda de função dentro da mão. Dormência nos dedos (especialmente o polegar, indicador e o dedo médio), ardor, sensação de formigueiro na palma da mão e dor na parte de cima da mão. Algumas medidas preventivas são:
- Use o mínimo de força durante a execução das tarefas.
- Faça pausas regulares e estique os pulsos.
- Mantenha o teclado na altura do cotovelo ou ligeiramente inferior.
- Ter intervalos frequentes no uso do computador.
Trombose Venosa Profunda
Em 2003, a revista Wired publicou um relatório sobre o risco de trombose venosa profunda após um homem de 32 anos que tinha estado no seu computador durante várias horas ter sofrido um coágulo de sangue que o levou a desmaiar. Por isso, os pesquisadores aconselham os utilizadores de computador para se levantarem, se movimentarem e não se limitarem a longas horas de imobilidade ao usar o computador. Embora a tecnologia e os gadgets tornarem as nossas vidas mais simples também estão a afetar a nossa saúde em alguns aspectos. Não podemos deixá-los assumir a nossa vida e prejudicar a nossa saúde física, a longo prazo.
Lesão por Esforço Repetitivo
Dor muscular e fadiga muscular são as queixas mais comuns dos utilizadores de computador. Dores nas costas, dor no peito, dor ou dormência nos braços, ombros e pés estão no topo da lista. Esse tipo de problema ocorre principalmente devido à postura durante o uso do computador não ser a correta. Ou está sentado numa cadeira desconfortável ou o seu local de trabalho não é favorável a uma postura correta. Dor no pescoço, ombro, ou em qualquer lugar do ombro até aos dedos podem indicar uma lesão por esforço repetitivo. Quando se usa os músculos numa posição desconfortável, essa área pode ficar com uma certa rigidez, dor ou inchaço.
Obesidade e stress
Estudos têm demonstrado que o uso prolongado de computadores, especialmente em crianças, é o principal fator que contribui para o sedentarismo e obesidade infantil. A tecnologia tem um enorme impacto sobre o nosso comportamento e emoções. O uso prolongado do computador, juntamente com outros fatores, como problemas de saúde, pressão no trabalho e ambiente no trabalho pode torná-lo suscetível ao stress. Além disso, quanto mais tempo manter o stress, fica mais suscetível a outros problemas de saúde mencionados acima. Ele também pode provocar a perda de concentração, tonturas e fadiga.