O termo DHTML (ou Dynamic HTML) designa um conjunto de tecnologias que inclui desde as extensões HTML até recursos de programação destinados a permitir a criação de páginas mais interativas, que respondam às ações dos utilizadores. O DHTML também proporciona gráficos e dados mais velozes e mais ricos, com menos downloads de páginas da Web.
DHTML ou HTML dinâmico é um termo coletivo para uma combinação de Hypertext Markup Language (HTML), tags e opções que podem tornar as páginas da internet mais animadas e interativas do que as versões anteriores do HTML. Muito do HTML dinâmico é especificado em HTML 4.0. Exemplos simples de recursos do DHTML incluem a mudança de cor de um cabeçalho quando um utilizador passa o rato sobre o mesmo e permite que um utilizador use o drag and drop (arrastar e soltar) numa imagem de um lugar para o outro numa página da internet. O HTML dinâmico pode permitir que os documentos da internet sejam vistos como aplicações do ambiente de trabalho.
Os conceitos e funcionalidades em DHTML
- Uma visão orientada a objetos de uma página da internet e dos seus elementos
- Folhas de estilo e camadas
- Programação que pode endereçar todos ou a maioria dos elementos da página
- Fontes dinâmicas
Uma visão orientada a objetos dos elementos da página
Cada elemento da página (divisão ou secção, título, número, imagem, lista, e assim por diante) é visto como um objeto. Por exemplo, cada posição numa página pode ser nomeada, dada atributos de estilo, de texto e cor, e ter um endereço de uma pequena aplicação ou script incluída na página. O cabeçalho ou qualquer outro elemento na página pode ser alterado como resultado de um evento específico tal como o rato passar por cima de um elemento ou clicar nele. Essas possibilidades de eventos podem ser vistas como as capacidades de reação do elemento ou objeto. Qualquer alteração ocorre imediatamente desde que todas as variações de todos os elementos ou objetos sejam enviados como parte da mesma página do servidor da internet que aloja página. Assim, as variações podem ser consideradas como propriedades diferentes do objecto.
As variações do elemento não mudam só a cor ou o estilo do texto, mas tudo o que está contido num objeto e substituí-o por um novo conteúdo que inclui HTML diferente ou adicional, bem como um texto diferente. A Microsoft chama isso de Text Range Technology ou tecnologia de intervalo de texto.
Embora o JavaScript, o Java Applet e controlos ActiveX estejam presentes em níveis anteriores de páginas da internet, o DHTML implica um aumento da quantidade de programação em páginas da internet, uma vez que mais elementos de uma página possam ser abordados por um programa.
Um recurso chamado fontes dinâmicas permite que designers de páginas da internet incluam ficheiros de fontes que contenham estilos de fontes específicos, tamanhos e cores como parte de uma página da internet. Ou seja, a escolha da fonte não é mais dependente do que o navegador do utilizador fornece.
Folhas de Estilo e Camadas
Para as páginas da internet, uma folha de estilo também descreve a cor padrão de fundo ou imagem, cores dos links de hipertexto e, possivelmente, o conteúdo da página. As folhas de estilo ajudam a garantir a consistência entre todos ou de um grupo de páginas de um documento ou de uma página da internet.
O DHTML inclui a capacidade para especificar as folhas de estilo numa folha de estilo em cascata. Com o resultado da interação com o utilizador, uma nova folha de estilo pode ser aplicada e resultar numa mudança de aparência da página da internet. Pode existir várias camadas de folhas de estilo dentro de uma página, uma folha de estilo dentro de uma folha de estilo dentro de uma folha de estilo. A nova folha de estilo só pode variar um elemento a partir da folha de estilo acima dela.
Layering é o uso de folhas de estilo alternativas ou de outras abordagens que fazem variar o conteúdo de uma página, fornecendo camadas de conteúdo que podem-se sobrepor às secções de conteúdo existentes.