O termo DDE (sigla da expressão inglesa Dynamic Data Exchange) designa uma forma de partilha de dados entre aplicativos Windows (descontinuada a partir da versão XP).
No Windows, OS, e noutros sistemas operativos, o DDE permite que as informações sejam partilhadas ou comunicadas entre os programas. Por exemplo, quando existe uma alteração num formulário de um programa de base de dados ou de um item com dados num programa de folha de cálculo, o DDE pode ser configurado para também alterar esses formulários ou itens em qualquer outro programa que seja utilizado. O DDE é a comunicação entre processos (IPC – interprocess communication) que usa a memória partilhada como uma área de troca comum e fornece aos programas um protocolo ou um conjunto de comandos e formatos de mensagem.
Modelo cliente / servidor
O DDE utiliza um modelo cliente / servidor em que os dados da aplicação requerente é considerado o cliente e o fornecimento de dados da aplicação é considerado o servidor. Apesar do que o nome indica, um cliente e servidor se comunicam através do DDE mas nunca falam diretamente uns com os outros. Em vez disso, eles enviam mensagens para o sistema operativo, que passa a informação para o destino correto. Devido a isso, o mundo do DDE engloba redes inteiras e não está limitado a um único local de trabalho. Com o DDE é possível que uma aplicação num computador possa enviar dados para outra aplicação que esteja a ser executada noutro local de trabalho, desde que elas estejam na mesma rede. Além disso, é possível que uma única aplicação possa participar em várias conversas DDE simultaneamente. Esta flexibilidade permite que um programa como o Visual PRO / 5 possa comunicar com muitos outros programas, tanto como um servidor DDE como um cliente DDE.
Protocolo
Tal como acontece com a maioria das comunicações, um conjunto de regras aplica-se para determinar como e quando os dados são enviados. Estas regras determinam o protocolo que é usado para gerir o intercâmbio de dados. O DDE requer o seu próprio protocolo para supervisionar a comunicação entre as aplicações. Este protocolo descreve os procedimentos utilizados para iniciar e terminar uma sessão de DDE, enviar dados para outra aplicação, receber dados de outra aplicação, e instruir outra aplicação para executar uma macro ou um comando. Há relativamente poucos parâmetros que constituem este protocolo, tornando as comunicações DDE bastante elementares.
Aplicação
Para iniciar uma comunicação com outra aplicação, tem que se saber o nome do outro programa. É o nome do ficheiro executável, menos a extensão .exe. Como por exemplo, se fosse aberta uma ligação DDE com o gestor de tarefas do Windows, o nome da aplicação seria PROGMAN. Se a outra aplicação não estiver em execução, não será capaz de se conectar a ela e, provavelmente, irá obter um !ERROR=70. É da responsabilidade do programador garantir que a outra aplicação esteja em execução.
Milhares de aplicações usam o DDE, incluindo o Excel e Word, da Microsoft, Lotus 1-2-3, AmiPro, Quattro Pro e Visual Basic.
Tema
Este é o tema dos dados que é designado para o acesso DDE a partir da aplicação do servidor DDE. Este campo é predeterminado pela aplicação do servidor como um objeto que gostaria de partilhar. Por exemplo, se começasse uma comunicação com uma folha de cálculo do Excel via DDE, o tema da conversa seria o nome do ficheiro da folha de cálculo com a qual deseja trocar dados.