No âmbito da informática, o termo inglês Customize, significa personalizar ou ajustar, modificando ou configurando produtos de hardware ou software de modo que se tornem mais adequados às necessidades ou preferências do seu utilizador.
A configuração de hardware referencia os detalhes e as definições de recursos do sistema atribuídos para um dispositivo específico. Muitos especialistas em informática melhoram o desempenho do hardware, ajustando as configurações, que também podem incluir definições da placa-mãe e da BIOS, bem como as velocidades de barramento.
Com a tecnologia mais recente, a maioria dos computadores têm plug-and-play (PnP) permitindo que o sistema operativo possa detetar e configurar os periféricos externos e internos, bem como a maioria dos adaptadores. O PnP tem a capacidade de localizar e configurar os componentes de hardware automaticamente.
Nos desktops existe maior facilidade em modificar os componentes internos, em que se pode alterar qualquer componente interno de forma a aumentar a capacidade de resposta ou de armazenamento de acordo com as necessidades do utilizador. Nos portáteis existe uma maior limitação visto só ser possível alterar as memórias RAM ou o disco rígido.
A nível de software, o utilizador pode personalizá-lo da forma que lhe é mais conveniente desde a alteração do fundo do ecrã e ícones até à criação de widgets.