CHTML (Compact HTML)

O termo CHTML designa uma versão mais compacta do HTML e que é base da construção da maioria das páginas de Internet existentes.

O termo CHTML (Compact HTML) designa uma versão mais compacta do HTML (HyperText Markup Language) e que é base da construção da maioria das páginas de Internet existentes. Algumas excepções são as páginas em Java ou em multimédia desenhadas em aplicativos como o Flash.

O Compact HTML é um subconjunto do padrão de HTML, adaptada para a utilização em pequenos dispositivos de computação, tais como os personal digital assistants (PDAs), telemóveis, e smartphones. Access Company Ltd., uma empresa japonesa, desenvolveu o HTML compacto para o uso no dispositivos i-mode. O i-Mode é um pacote de serviços baseados em telemóveis oferecidos pelo líder do Japão em tecnologia sem fio, a NTT DoCoMo. Como os dispositivos portáteis têm restrições de exibição, de energia, armazenamento e recursos de memória limitados, o CHTML foi criado como uma versão reduzida do padrão HTML, excluindo o suporte para os recursos mais exigentes de páginas HTML, fundos, variedades de tipos de letra, frames, estilo de folha, e imagens JPEG.

O CHTML inclui o suporte para imagens GIF, e usa quatro botões para as operações, ao invés de ter um movimento bidimensional do cursor. Não é possível utilizar o scroll (roda) do rato, porque supõe-se que as páginas devidamente projetadas irão caber no ecrã. Devido ao CHTML ser baseado no padrão universalmente utilizado, permitirá que os pequenos dispositivos possam conectar-se à internet, em vez de apenas a uma secção da mesma. Espera-se que, no futuro, vários níveis diferentes de HTML compacto irão ser desenvolvidos para se adaptarem aos requisitos de diferentes aplicações.

537 Visualizações 1 Total
537 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.