Cache

O termo Cache designa uma memória auxiliar que agiliza a recuperação de informações recentes ou frequentes.

O termo Cache designa uma memória auxiliar que agiliza a recuperação de informações recentes ou frequentes. A memória guarda informações recentemente usadas de modo que possam ser rapidamente acedidas num momento posterior. Os computadores têm vários tipos diferentes de armazenamento em memória, a fim de executar de forma mais eficiente, melhorando assim, o desempenho. Os tipos comuns de caches incluem a cache do navegador da internet, cache de disco, cache de memória e cache do processador.

  1. Cache do navegador da internet – A maioria dos navegadores da internet, por predefinição, guardam os dados em memória. Por exemplo, quando uma página da internet é visitada, o navegador pode armazenar em cache o HTML, imagens e qualquer CSS ou JavaScript referenciados pela página. Quando navegamos noutras páginas da internet que usam as mesmas imagens, CSS ou JavaScript, o navegador não terá que fazer novamente a transferência dos arquivos. Em vez disso, o navegador pode simplesmente carregá-los a partir da memória, que é armazenada no disco rígido.
  2. Cache de memória – Quando um aplicativo está a ser executado, ele pode armazenar alguns dados na memória do sistema, ou RAM. Por exemplo, se estivermos a trabalhar num projeto de vídeo, o editor de vídeo pode carregar vídeo clipes específicos e faixas de áudio a partir do disco rígido para a RAM. Uma vez que a RAM pode ser acedida muito mais rápido do que um disco rígido, o que reduz o tempo quando queremos importar e editar arquivos.
  3. Cache do disco – A maioria dos discos rígidos e SSDs incluem uma pequena quantidade de memória RAM. A memória de um disco rígido típico de um terabyte é de 32 megabytes, enquanto um disco rígido de dois terabytes pode ter uma tamanho de 64 megabytes. Esta pequena quantidade de RAM pode fazer uma grande diferença no desempenho da unidade. Por exemplo, quando abrimos uma pasta com um grande número de ficheiros, as referências dos arquivos podem ser automaticamente guardadas na memória do disco. A próxima vez que a pasta for aberta, a lista de arquivos é carregada de imediato, em vez de demorar vários segundos para aparecer.
  4. Cache do processador – as memória do processador são ainda menores do que as caches do disco. Isso ocorre porque a memória do processador contém pequenos blocos de dados, tais como as instruções frequentemente usadas, que podem ser acedidas rapidamente pelo processador. Os processadores modernos contêm uma memória L1 que é bem próxima do processador e uma memória L2 que é um pouco mais longe. A memória L1 é a mais pequena (cerca de 64 KB), enquanto que a memória L2 pode ter cerca de 2 MB. Alguns processadores podem mesmo incluir uma memória L3, que é maior do que a memória L2. Quando um processador acede aos dados a partir da memória de nível mais alto, ele pode deslocar os dados para o nível mais baixo da memória para o acesso ser mais rápido da próxima vez.

A maioria dos processos são feitos em segundo plano, o utilizador nem percebe o que está a acontecer. Na verdade, a única cache que o utilizador pode controlar é a do navegador. O utilizador pode abrir as preferências do navegador para mostrar as definições da cache e alterar o tamanho do navegador ou esvaziar a cache, se necessário.

490 Visualizações 1 Total
490 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.