O termo byte designa um grupo de dígitos binários, que é armazenado e operado como se fosse uma unidade. Representa um conjunto de 8 bits e equivale basicamente a um caracter.
O que é um Byte?
Um byte é um termo que usamos para descrever a unidade básica de informação utilizada por computadores. Um byte é um grupo de 8 bits, que permite que o utilizador faça muito mais do que jamais poderia fazer com apenas um 1 ou 0. Podemos imaginar um byte como uma fila de 8 interruptores de luz numa cozinha, que podem ser usados para controlarem as coisas. Conseguiríamos assim aumentar o número de combinações possíveis para 256, que é muito acima do número de combinações do bit (2). Portanto, os bytes podem ser utilizados para representar 2^8 ou 256 valores diferentes.
O byte foi originalmente desenvolvido para armazenar um único caracter, uma vez que 256 valores são suficientes para representar todas as letras minúsculas e maiúsculas do padrão de letras, números e símbolos. No entanto, uma vez que algumas línguas têm mais de 256 caracteres, os padrões modernos de codificação de caracteres, como o UTF-16, usam dois bytes, ou 16 bits para cada caracter.
Enquanto o byte foi originalmente concebido para medir dados de caracteres, agora é a unidade fundamental de medida para todo o armazenamento de dados. Por exemplo, um kilobyte contém 2^10 ou 1024 bytes. Um megabyte contem 1024 x 1024, ou 1048576 bytes. Como os bytes são tão pequenos, eles são mais frequentemente utilizados para medir dados específicos dentro de um arquivo, como pixeis ou caracteres. Mesmo os ficheiros mais pequenos são normalmente medidos em kilobytes, enquanto os limites de armazenamento de dados geralmente são medidas em gigabytes ou terabytes .
Uma Breve História do Byte
Como o y do byte aparece? Há uma boa razão para isso. Em 1956, Werner Buchholz, que decidiu que nós poderíamos colocar todos os números que fossem necessários (além de outras coisas, como letras e sinais de pontuação) em 7 bits para comandar as máquinas comerciais (hoje chamamos isso de ASCII). Ele queria chamá-lo de bite (em português mordida, uma metáfora porque o computador estava a mastigar). Para evitar confusão, ele usou um y, em vez de um i, e o byte nasceu.
Há centenas de anos utilizavam 6 bits para um programa de teares que usava papel perfurado na indústria têxtil. Mas 6 bits não foram suficientes, e apesar de nós só precisarmos de 7 bits, temos 8, que é uma potência de 2.