Bug

No âmbito da informática, o termo Bug designa um erro na codificação ou na lógica que faz com que um programa não funcione corretamente.

No âmbito da informática, o termo Bug designa um erro na codificação ou na lógica que faz com que um programa não funcione corretamente ou que produza resultados incorretos e inesperados.

Um bug de software é um problema que faz com que um programa falhe ou que emita uma mensagem de erro. Um bug pode ser um erro, defeito ou falha, e que pode causar uma falha ou um desvio nos resultados esperados.

A maioria dos bugs são devido a erros humanos no código fonte ou no design de um programa. Um programa pode ser chamado de buggy quando ele contém um grande número de erros, e que afeta a funcionalidade do programa e causa resultados incorretos.

Alguns erros podem não ter efeitos graves sobre a funcionalidade do programa e podem permanecer sem serem detetados por um longo período tempo. Um programa pode falhar (crashar) quando existem muitos bugs graves não identificados. Outra categoria de bugs chamados de bugs de segurança pode permitir que um utilizador mal intencionado consiga passar os controlos de acesso e obter privilégios não autorizados.

Alguns dos piores bugs da história incluem:

  • Na década de 1980, os bugs no código que controlava a máquina chamada Therac-25, usada para a terapia de radiação, levou à morte de vários pacientes.
  • Em 1996, o foguete de um bilião de dólares, chamado Ariane 5, foi destruído poucos segundos após o lançamento devido a um bug no programa de computador de orientação onboard.
  • Em 1962, um bug no software de voo para a nave espacial Mariner I fez com que o foguete mudasse o caminho da rota esperada.
  • Na década de 1990, um bug foi encontrado na nova versão do software de controlo dos switches de longa distância # 4ESS da AT & T que fez com que muitos computadores parassem de funcionar.
  • Em 1982, um sistema de controlo do gasoduto transiberiano (supostamente implantado pela CIA) causou a maior explosão não nuclear da história.
  • Em 2005, a Toyota recolheu 160000 carros (o Prius), porque um bug fez com que as luzes de aviso se acendessem e o motor parasse de trabalhar sem nenhum motivo aparente.

A palavra bug, teve a sua origem na engenharia. A aplicação do termo em informática tem sido atribuída ao programador Grace Hopper. Em 1944, Hopper, que era então um jovem oficial da Naval Reserve, passou a trabalhar no computador Mark I em Harvard. Mais tarde ele descreveu um incidente em que um técnico disse que tinha puxado um bug real (uma mariposa, na verdade) entre duas partes elétricas no computador Mark II. A mariposa foi exibida por muitos anos pela Marinha e é agora propriedade do Smithsonian.

529 Visualizações 1 Total
529 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.