BIOS

A BIOS (Basic Input Output System) corresponde ao sistema existente em computadores pessoais que permite a configuração do hardware.

A BIOS (sigla da expressão inglesa Basic Input Output System) corresponde ao sistema existente em computadores pessoais que permite a configuração e armazenamento das características de hardware do computador necessárias ao seu arranque e funcionanento.

A maioria das pessoas não precisa de mexer na BIOS de um computador, mas pode ser útil saber o que é. A BIOS é um programa pré-instalado em computadores baseados em Windows (não em Macs) que o computador usa para iniciar. O processador acede à BIOS mesmo antes de o sistema operativo ser carregado. A BIOS verifica todas as conexões de hardware e localiza todos os seus dispositivos. Se estiver tudo OK, a BIOS carrega o sistema operativo na memória do computador e termina o processo de boot-up.

Como a BIOS gere as unidades de disco rígido, ela não pode estar instalada em um, e uma vez que está disponível antes do computador ser ligado, e também, não pode estar na memória RAM (Random Access Memory). Então, onde pode ser encontrada a BIOS? Na verdade, é localizada na ROM (Read-Only Memory) do computador. Mais especificamente, ela reside na memória EPROM (erasable programmable read-only memory) do chip. Assim, logo que o computador seja ligado, o processador acede à EPROM e dá o controlo para à BIOS.

A BIOS também é usada após o computador ter arrancado. Ela atua como um intermediário entre o processador e o I/O (dispositivos de entrada/saída). Por causa da BIOS, os programas e o sistema operativo do computador não precisam saber os detalhes exatos (como endereços de hardware) dos dispositivos I/O conectados ao computador. Quando os detalhes do dispositivo mudarem, apenas a BIOS precisa de ser atualizada. Pode fazer essas alterações na BIOS quando o sistema é iniciado. Para aceder à BIOS, mantenha pressionada a tecla de atalho correspondente (varia mediante o fabricante do computador) assim que o computador comece a iniciar-se.

Os utilizadores que utilizam a interface da BIOS (Basic Input Output System) podem executar funções como:

  • Definir o relógio do sistema
  • Ativar e desativar determinados componentes do sistema
  • Fazer a configuração do hardware
  • Selecionar unidades de inicialização
  • Definir uma senha de acesso seguro à BIOS

Os computadores modernos possuem uma BIOS armazenada na memória regravável, permitindo que o conteúdo possa ser reescrito ou substituído. Essa reescrita é chamada de flashing e é executada através de um programa especial fornecido pelo fabricantes do computador.

747 Visualizações 1 Total
747 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.